CONMEBOL muda quantidade de classificados na Sul-Americana antes das oitavas, entenda
A Conmebol optou em fazer uma significativa mudança no regulamento da Copa Sul-Americana para 2023, onde na fase de grupos, inicialmente se classifica apenas o primeiro colocado de cada grupo, que enfrenta o terceiro colocado de cada grupo da Libertadores, na fase mata-mata, pelas oitavas-de-final da competição.
Com a mudança, os segundos colocados da fase de grupos da Copa Sul-Americana, vai enfrentar em um mata-mata antes das oitavas-de-final, o terceiro colocado de cada grupo da Copa Libertadores, sendo os confrontos decididos por sorteio, de acordo com sua pontuação. A decisão será em 2 jogos, com a vantagem para quem já está pela Copa Sul-Americana, que vai decidir seu jogo em casa. Os classificados, em um novo sorteio, vão definir as oitavas-de-final da competição, junto dos líderes de cada grupo.
Outra mudança, será na fase anterior à de grupos, onde não tem brasileiros e nem argentinos. Os classificados serão decididos em jogo único, a partir de sorteio se define o mandante. Com as mudanças, a Sul-Americana, passa a ter várias ‘decisões’, tanto antes da fase de grupo, quanto depois.
Representando o Brasil, estão classificados para a competição e iniciam na fase de grupos o São Paulo, América/MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino. O sorteio dos grupos acontece no dia 21 de dezembro na sede da Conmebol, na cidade de Luque, no Paraguai.
(Foto: Divulgação / Conmebol)
