Com o término da temporada 2022, o Mercado do Futebol irá eleger sua escalação do ano levando em conta todas as competições disputadas. Segura que vem pedrada.
Se o Corinthians ficou no G-4 a maior parte do campeonato e quase venceu o Flamengo na final da Copa do Brasil foi por causa do goleiro. Muito exigido, correspondeu quase sempre. Ótimo ano.
O lateral-direito começou o ano bem com Paulo Sousa, oscilou no meio da temporada e terminou 2022 em alta como titular absoluto e fundamental para os títulos do Flamengo, com direito a gol do título.
Mais um ano fantástico do paraguaio no futebol brasileiro, sendo fundamental para o título do Palmeiras no Brasileirão. Além disso, fez grandes jogos na Libertadores, na qual chegou na semifinal.
O defensor do Flamengo se consolidou com Dorival Júnior e teve papel de liderança fundamental, dentro e fora de campo. Fez grande dupla de zaga com Léo Pereira, que era muito contestado.
Após um início de ano instável, o uruguaio se firmou no Verdão e fez grandes partidas, sendo um dos jogadores mais importantes do esquema de Abel Ferreira em 2022.
O ano do Fluminense após a chegada de Diniz teve uma crescente e um dos jogadores mais importantes no esquema do treinador foi o volante, que além de ser firme na marcação, fez grande papel iniciando jogadas.
Destaque desde a época de Paulo Sousa, o jovem não se intimidou com a chegada de Arturo Vidal e foi a alma do Flamengo em alguns jogos. Sua ausência foi sentida na final da Copa do Brasil, quando estava suspenso.
Eleito o craque do Brasileirão, o meia foi o grande jogador do Palmeiras no ano. Ao todo, Scarpa marcou 13 gols e distribuiu 16 assistências, sendo figura essencial na criação após a lesão de Raphael Veiga.
A cada melhor, o uruguaio foi mais uma vez decisivo e influente nos jogos do Flamengo, como contra o Atlético-MG pela Copa do Brasil. Jogou partidas com lesão no púbis e mesmo assim foi importante.
O argentino bateu recordes de artilharia do Fluminense no Brasileirão e também do ano, superando Gabigol e Neymar, ao marcar 44 gols em 70 jogos. Fundamental para o Tricolor.
Após iniciar o ano sem chances com Paulo Sousa, 2022 mudou para o camisa 21 com a chegada de Dorival Júnior. Foi artilheiro da Libertadores com 12 gols em 13 jogos e eleito o melhor jogador da competição.
Como só podemos escolher 11 jogadores, listamos algumas menções honrosas, atletas que tiveram um grande ano, mas ficaram de fora pela concorrência.
Pelo Goiás, o atacante marcou 26 gols e esteve firme na briga pela artilharia do Brasileirão. O ano de destaque fez o jogador ser contratado pelo Vasco para 2023.
O goleiro do Palmeiras teve mais um ano de destaque e super seguro para o Verdão. A solidez defensiva foi um dos pilares fundamentais para os títulos da temporada.
O camisa 9 mudou de posição para se encaixar com Pedro e fez um ano sensacional, marcando gol decisivo na final da Libertadores. Cada ano que passa mais completo e importante para o Flamengo.
O camisa 7 recuperou seu grande futebol após a chegada de Dorival Junior e foi fundamental nas fases decisivas para o Flamengo, garantindo sua vaga para Copa do Mundo.