Diferente do imaginado após os títulos de 2022, o Flamengo tem sido tímido neste mercado, tendo realizado apenas duas operações: compra definitiva de Ayrton Lucas e retorno de Gerson.
O vice-campeonato da Supercopa poderá fazer com que o clube invista pesado em mais alguns setores, principalmente para substituir João Gomes.
O Flamengo iniciou a temporada com processo de reformulação, acertando a saída de oito jogadores. Agora, veja quais são os atletas que foram negociados pelo clube carioca.
Peça fundamental nos títulos do Flamengo em 2022, o jovem chamou atenção do Wolverhampton, que desembolsou 18,7 milhões de euros (R$ 103,2 mi) para contratá-lo, podendo aumentar por metas.
Titular absoluto nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, o lateral-direito não renovou seu contrato por buscar novos ares. Por isso acabou acertando com o Olympiacos, da Grécia.
O goleiro passou grande parte da temporada lesionado ou sendo reserva. Com isso, o Flamengo acabou optando por não renovar seu contrato. Ele está livre no mercado.
Um dos símbolos do Flamengo vencedor por ser uma das primeiras contratações de peso, o ex-camisa 10 do rubro-negro decidiu se aposentar após o clube carioca sinalizar que não iria renovar.
Após atuar emprestado em 10 jogos ao Vissel Kobe, o zagueiro do Flamengo convenceu e o clube japonês acabou efetuando a opção de compra prevista em contrato.
O jovem atuou emprestado ao Red Bull Bragantino na temporada passada e ao retornar ao Flamengo, foi decidido que não seria utilizado. Por sua vez, o Olympiacos conseguiu contratá-lo.
Sem espaço no elenco principal, o jovem defensor acabou sendo negociado com o Famalicão, de Portugal, com opção de compra fixada.
Apesar do Flamengo ter vaga na reserva para substituto de Gabigol e Pedro, o jovem não se provou no clube e nem emprestado ao Juventude. Acabou sendo novamente emprestado, dessa vez ao Ceará.
Apesar das oito saídas, o Flamengo ainda não fechou as portas do elenco e pode negociar outras peças. Veja quais jogadores podem ser vendidos ou emprestados.
O goleiro não teve um 2022 muito bem no Flamengo e as partes chegaram a um consenso que o melhor caminho é o jogador respirar novos ares, mas ainda não chegou proposta que agrada os dois.
O jovem entrou na mira do Barcelona recentemente, mas o Flamengo decidiu recusar a proposta. O clube espanhol poderia tentar uma nova investida futuramente ou outro clube do exterior.
O meio-campista é um dos grandes talentos da base do Flamengo e está sendo monitorado por clubes do exterior. Caso não seja negociado nesta janela, poderá ser vendido no meio da temporada.
No radar de gigantes da Europa, o jovem recebeu propostas do Newcastle e, caso não seja negociado em janeiro, o Flamengo pode receber ofertas no meio do ano e ser negociado.