Corinthians e Palmeiras é considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. A rivalidade, por vezes, extrapola as quatro linhas do campo. No entanto, alguns atletas já se aventuraram pelos dois clubes. Listamos alguns deles.
Emerson Leão não só foi jogador, como também treinou os dois clubes. Foi um dos ícones da Academia. Pelo alvinegro, venceu um Paulista. Como treinador esteve no Palmeiras nos anos 80 e 2000. No Timão em 2006 e 2007.
Roberto Carlos ganhou projeção nacional no Palmeiras entre 93 e 95, vencendo dois Brasileiros. Após isso, fez história na Europa, e voltou em 2010 para o Brasil, defendendo o Corinthians juntamente com Ronaldo Fenômeno.
Ídolo no Palmeiras, Paulo Nunes venceu uma Copa do Brasil e uma Libertadores por lá. Foi protagonista de diversas confusões no Derby. Mas, seu futuro guardava uma passagem pelo Timão, em 2001, sendo campeão Paulista.
Rivaldo atuou no Parque São Jorge entre 1993 e 1994, mas trocou de clube justamente para servir o maior rival, onde foi campeão paulista e brasileiro logo na temporada de estreia.
Atualmente ele é técnico, mas quando estava dentro das quatro linhas foi o "xerife" da defesa do Verdão campeão brasileiro em 1993 e 1994 e também do Timão campeão paulista em 1997.
Atualmente no Corinthians, Róger Guedes já foi campeão Brasileiro pelo Palmeiras, em 2016. Mas deixou o time de forma conturbada. Agora, tem seu antigo clube como maior rival
Corinthians e Palmeiras se enfrentaram 374 vezes ao longo da história do clássico. São 129 vitórias alvinegras, 112 empates, e 133 triunfos alviverdes.
Segundo a inteligência artificial ChatGPT, Corinthians x Palmeiras é o segundo maior clássico do Brasil, ficando atrás apenas de Flamengo x Vasco.