Futebol saudita planeja contratar 50 jogadores das cinco principais ligas da Europa até 2030
Segundo informações da ESPN, o futebol saudita tem planos para contratar 50 jogadores de elite das cinco grandes ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), além da primeira divisão de Portugal.
O Ministério do Esporte da Arábia Saudita apoia o plano e os times da Saudi Pro League já monitoram jogadores que estão próximos do fim de contrato. Assim, nomes como Modric, Firmino, a dupla do Everton, Yerry Mina e Doucoure foram todos ligados ao Oriente Médio nos últimos meses, embora muitos deles optem por continuar na Europa.
No entanto, com exceção de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, os clubes não pagarão salários astronômicos a outros atletas, pois não querem seguir a pegada da Superliga Chinesa, que fez grandes investimentos e levou vários times à crise anos depois.
“Isso não será como a liga chinesa há alguns anos. Não é uma estratégia de mangueira de incêndio de explodir enormes somas de dinheiro. A Arábia Saudita está em um período de transição rápida e o futebol é um esporte de participação em massa com um enorme número de seguidores, como mostrado durante a Copa do Mundo no Catar, e a ambição é transformar a Saudi Pro League na melhor (liga) da região”, disse uma fonte à ESPN.
“Mas não se trata de tentar contratar os 50 melhores jogadores do mundo. Trata-se de elevar a qualidade e o perfil da liga e torná-la o destino de primeira escolha fora das grandes ligas da Europa”, completou.
