|

É hora de começar a Libertadores para o Santos

Amanhã, às 19h15 em Cuzco, no Peru, o Santos inicia sua trajetória na Copa Libertadores 2018, contra o Real Garcilaso, com o foco na conquista do tetracampeonato da competição, e se isolar como o time brasileiro com mais conquistas da competição. Falar que o time está pronto e é o time dos sonhos da comissão técnica e da torcida é um exagero, mas o que se vê desde a primeira partida de 2018 é uma evolução considerável e um ganho de rendimento e confiança interessante, pelos comandados de Jair Ventura. A diretoria assumiu o time no início do ano e teve dificuldades em contratar por conta da situação financeira do clube, e não fez loucuras. Com apenas 4 contratações, o destaque foi o retorno do atacante Gabigol, que não se adaptou na europa, mas chegou na Vila e em 4 jogos, anotou 4 gols, mostrando que reencontrou o caminho com os gols e o bom futebol.

A defesa, que há alguns anos era o ponto fraco do time, se consolidou e hoje é consistente e segura. Há 4 jogos, o goleiro Vanderlei não toma gol e todas as opções para o setor estão em alta com Jair Ventura. Apenas a lateral esquerda ainda preocupa, mas o improvisado Jean Mota mostrou que pode dar conta do recado por enquanto. Nos próximos dias, o recém contratado Dodô, deve estar disponível para o treinador Jair Ventura e aí sim, um jogador de ofício na posição deve fechar o setor.

Nas primeiras partidas do campeonato paulista, o treinador Jair Ventura fez um verdade “vestibular” para os atletas, quase todos tiveram chances de mostrar seu potencial, a exceção dos lesionados Cleber Reis e Yuri e por conta de não haver necessidade imediata, os goleiros Vladimir e João Paulo. Outro fato curioso no time santista que estará na competição é que a metade dos inscritos, são “Meninos da Vila”, como os jogadores recém promovidos Matheus Guedes, Gabriel Calabres, Arthur Gomes, Rodrygo, Yuri Alberto, Robson Bambu e Guilherme Nunes.

Ainda foram do time, Victor Ferraz e Bruno Henrique devem fortalecer o elenco nos próximos confrontos. O lateral segue em recuperação após lesão no ombro, enquanto o atacante está fora por dois motivos; está recuperando de lesão no olho e também cumpre suspensão de 5 jogos, por conta da expulsão no último jogo do Santos o ano passado na competição continental, quando o time foi eliminado pelo Barcelona/EQU.

Desta forma, o time titular para o início da competição deve ser Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Alison, Renato e Vecchio; Eduardo Sasha, Gabigol e Copete.

 

(Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)