Clubes europeus se posicionam contra criação da Superliga Europeia
Alguns clubes como Manchester United, Atlético de Madrid e Bayern de Munique, confirmaram via nota oficial que são contra a Superliga Europeia.
A temporada de 2023/24 do futebol europeu segue a todo vapor, com as últimas rodadas da fase de grupos da UEFA Champions League sendo disputadas nos próximos dias, e os torneios nacionais entrando em reta final do primeiro turno.
Porém, em meio a isso, o mundo do futebol foi pego de surpresa com o retorno dos planos de uma Superliga Europeia na tarde de ontem (21). Segundo anúncio oficial, essa mudança veio após o Tribunal de Justiça da União Europeia decide que regulamentos FIFA e UEFA, controles e sanções, no caso Superliga Europeia, são contrários à legislação europeia.
Com isso, o torneio tomou forma para se concretizar a partir da temporada de 2025/26. Porém, mesmo com o aval do Tribunal de Justiça da União Europeia e a parceria entre Real Madrid, Juventus e Barcelona pelo torneio, alguns clubes rejeitaram participar do campeonato.
Dentre os principais clubes a se posicionar, Atlético de Madrid, Bayern de Munique e Manchester United foram os primeiros, e se opuseram à dupla espanhola e também aos “argumentos” utilizados para a realização do torneio.
- Liverpool
- Manchester United
- Manchester City
- Chelsea
- Tottenham
- PSG
- Mônaco
- Bayern
- Borussia Dortmund
- Bayer Leverkusen
- Inter de Milão
- AS Roma
- Atalanta
- Sevilla
- Valencia
- Atlético de Madrid
- Villarreal
- Real Sociedad
- Benfica
- Braga
- Porto
- Copenhague
- Fenerbahçe
- Celtic
- Feyenoord