Atual campeã da Europa, Portugal quer surpreender na Copa do Mundo da Rússia
Portugal, que é a atual campeã da Eurocopa, vencida em 2016, quando derrotou a França por 1 a 0, na final, vem crescendo ano a ano e o fato de ter na sua seleção, o atual melhor jogador do mundo, que é Cristiano Ronaldo, faz com que os adversários tenham um grande respeito pela seleção portuguesa, que ocupa a 4ª posição no ranking da Fifa e faz os portugueses sonharem com a copa.
Portugal irá disputar sua sétima Copa do Mundo. Na Rússia será a quinta participação seguida da seleção portuguesa. As outras duas foram em 1966, na Inglaterra, quando ficou em terceiro lugar, sua melhor colocação em Copas do Mundo, com o craque Eusébio sendo o artilheiro do mundial com 9 gols e 1986, no México, quando não passou da fase de grupos.
Caminho da seleção de Portugal até a Rússia:
Para chegar ao mundial da Rússia, Portugal teve a melhor campanha da sua história nas estimatórias. Os portugueses disputaram a competição com Suíça, Hungria, Ilhas Faroé, Letónia e Andorra e ficaram em primeiro do grupo B, com 27 pontos, mesma pontuação da Suíça, que ficou em segundo e conseguiu a vaga na Copa do Mundo na repescagem, quando bateu Irlanda do Norte. A campanha de Portugal Foram de 9 vitórias e 1 derrota, que aconteceu justamente para os suíços, na primeira rodada. Portugal é cabeça de chave do Grupo B, que terá Espanha, Irã e Marrocos.
Fernando Santos, treinador da seleção portuguesa tem até o dia 14 de maio para divulgar a lista dos convocados para a Copa do Mundo. Na última convocação do treinador para os amistosos contra Egito, no dia 23 de março, que a seleção venceu por 2 a 1, com dois gols de CR7 e Holanda, no dia 26, também de março, quando foi derrotada por 3 a 0, Fernando Santos convocou 25 jogadores. Confira a lista:
Goleiros – Anthony Lopes (Lyon), Beto (Goztepe) e Rui Patrício (Sporting).
Defensores – Bruno Alves (Rangers), Cédric Soares (Southampton), Fábio Coentrão (Sporting), João Cancelo (Inter de Milão), José Fonte (Dalian Yifang), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Rolando (Olympique de Marselha) e Rubén Dias (Benfica).