Os samurais japoneses à caminho da Rússia para mais uma Copa do Mundo
A seleção japonesa é sempre uma das favoritas em competições asiáticas, porém à nível mundial, ainda deixa muito à desejar. Mas, os samurais japoneses estão à caminho da Rússia para mais uma Copa do Mundo.
O caminho nas eliminatórias não foi tão complicado. No grupo E com Síria, Singapura, Afeganistão e Camboja. O Japão em 8 jogos teve 7 vitórias e 1 empate, com 27 gols marcados e nenhum sofrido. Isso na segunda fase, porque na primeira participaram apenas as seleções menos ranqueadas.
Na terceira fase, o Japão caiu no grupo com: Arábia Saudita, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Iraque e Tailândia. Foram 10 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Marcaram 17 gols e sofreram apenas 7. Neste grupo, além do Japão, também se classificaram: a Arábia Saudita de forma direta e a Austrália para repescagem internacional.
A empresa de material esportivo, anunciou no fim de 2017 o manto japonês para a Copa do Mundo Rússia 2018. Baseado nas armaduras que os samurais japoneses utilizavam no período feudal.
O técnico bósnio Vahid Halilhodzic da seleção japonesa teve um desfalque sério nos últimos amistosos, Shinji Kagawa do Borussia Dortmund-ALE, que estava lesionado e não pode ser utilizado. Após as derrotas nos amistosos, o treinador não resistiu à má fase vivida pela seleção e foi demitido. Assumiu Akira Nishino, que era o diretor técnico da JFA.