O clássico brasileiro grenal é disputado entre Grêmio e Internacional, ambos de Porto Alegre-RS.
A primeira partida do clássico, foi em 1909, no Estádio da Baixada, em um amistoso. O resultado da partida foi 10 a 0 para o Grêmio.
O clássico já foi classificado como o maior clássico do Brasil e oitavo maior do mundo.
O criador do nome GRENAL foi o jornalista Ivo dos Santos Martins em 1926. Cansado de escrever o nome dos clubes, resolveu cria-lo.
Por conta do time gremista ter sido fundado em 1903, tinha vantagens sobre o colorado, só em 1945 o colorado abriu vantagem em grenais, de número 89.
O maior campeão consecutivo é o Grêmio, com seis vitórias consecutivas, esse feito foi realizado quatro vezes. A maior sequência de vitórias do Inter é de cinco consecutivas.
SOBRE O PRIMEIRO GRENAL: os jogadores do tricolor vestiam camisa metade azul e metade branca, com calção preto. Já o time colorado vestia camisa listrada com vermelho e branco e calção branco.
Os gols da vitória do Grêmio foram de: Booth (5), Grünewald (4) e Moreira (1).
O árbitro da partida foi Waldemar Bromberg.
Escalação dos times:
GRÊMIO: Kallfez; Deppermann e Becker; Karls, Black e Mostardeiro; Brochado, Grünewald, Moreira, Booth e Schröder.
INTERNACIONAL: Luiz Poppe; Portella e Simoni; Vignoles, Pires e Wetternich; José Poppe, Carvalho, Cezar, Mendonça, e Carvalho.
Nos dias de hoje, a rivalidade é intensa, porém divertida ás vezes também. O respeito é oque muitos priorizam, como na famosa “torcida mista”, composta por torcedores gremistas e colorados.
O grenal não é apenas um simples clássico, é algo muito significativo, não importa se for campeonato estadual, brasileiro, amistoso. É e sempre será disputado como uma final de Libertadores, final de Mundial, onde os jogadores darão raça e vontade em campo.