|

Philippe Coutinho abre o placar, mas Suíça empata com Brasil na estreia

A estreia brasileira não foi a mais esperada pela torcida, mas também não pode ser considerada um desastre. O empate em 1×1 contra os Suíços mostrou um equilíbrio das duas melhores defesas classificadas para a Copa, onde o Brasil foi superior no primeiro tempo e a Suíça equilibrou a partida no segundo tempo, alcançou o empate e mostrou que de “boba” não tinha nada. O lance do gol de empate pode até ter tido um empurrão do suíço Zuber no zagueiro Miranda, mas não pode ser creditada a culpa do empate na arbitragem.

Contra a Suíça, pode-se dizer que o nome do jogo foi o atacante Philippe Coutinho, que ao seu melhor estilo fez um golaço aos 19 minutos do primeiro tempo, de fora da área, mandando a bola no ângulo do goleiro Sommer, que até tentou, mas não alcançou. Coutinho chega ao seu 11º gol em 37 jogos pela Seleção Brasileira, fazendo seu primeiro gol em Copas. Se o Coutinho foi o nome do jogo no Brasil, Neymar sofreu com a marcação Suíça. Ao todo, o astro brasileiro sofreu 10 faltas durante o jogo, sem vida fácil para o atacante. Neymar entra para o “clube” dos astros que estão nesta a Copa e saiu como empate. Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, candidatos a melhor jogador do torneio, não saíram vencedores nas suas estreias. O empate brasileiro também quebra uma escrita que vinha desde 1978, quando o Brasil empatou em sua estreia contra a Suécia, no mundial da Argentina. Com derrota, o tabu continua e é bem maior, já são 82 anos sem revés na estreia. A última derrota em estreia foi em 1934, contra a Espanha, por 3×1.

Com o empate, o Brasil fica em segundo lugar com a Suíça, com 1 ponto. O grupo 6 é liderado pela Sérvia, que ontem venceu a Costa Rica por 1 a 0, em um jogo duro. O próximo jogo do Brasil é contra a Costa Rica na sexta feira, dia 22 às 9h00 em São Petersburgo, jogo decisivo para as pretensões brasileiras no campeonato.

(Foto: EDUARDO NICOLAU/ESTADÃO).