|

Entrevista com o zagueiro Edcarlos, do Goiás.

Edcarlos Conceição Santos, nascido no dia 10 de maio de 1985 (33 anos) na cidade de Salvador-BA. Teve passagens por grandes clubes Brasileiros, como; São Paulo (onde teve mais destaque), Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense entre outros. Atualmente disputa o Campeonato Brasileiro da Série B com a camisa do Goiás Esporte Clube. O zagueiro irá conceder entrevista ao Mercado do Futebol

 

MF- Apesar de ser natural da cidade de Salvador na Bahia, começou a carreira profissional no São Paulo. Como ocorreu sua transferência para as categorias de base do Tricolor Paulista ? Foi observado por algum olheiro à época antes de se profissionalizar?

Edcarlos – Eu treinava em uma escolinha de futebol em Salvador, onde meu treinador conseguiu uma vaga para testes nas categorias de base do Palmeiras, inicialmente. Após 2 meses fiz outra avaliação, desta vez no São Paulo onde fui aprovado e joguei por lá durante 7 anos.

 

MF- No São Paulo conquistou vários títulos, inclusive o Mundial de Clubes e a Libertadores em 2005. Comente sobre a sua preparação para o jogo diante do Liverpool na final do Mundial, como estava sua expectativa? Tinha algum receio por ser um gigante clube Europeu? E por fim, qual foi a emoção de conquistar esse tão sonhado título defendendo a camisa do São Paulo?

Edcarlos – Nossa preparação foi bem tranquila, tínhamos o Paulo Autuori que é um grande treinador e uma pessoa que passava muita confiança para todos. Existia sim um receio pelo fato do Liverpool não sofrer gols à 13 jogos. Na verdade só me dei conta da conquista quando chegamos no Brasil, a festa que nossos torcedores fizeram no aeroporto até o estádio foi algo que jamais esquecerei. Defender essa camisa foi um presente de Deus, todos os dias agradeço por ter tido essa oportunidade.

 

O zagueiro foi titular na Final do Mundial de Clubes, frente ao Liverpool.

 

MF- Após 5 temporadas defendendo o clube Paulista, firmou um contrato de 4 anos com o Benfica, de Portugal. Em seu modo de pensar, qual a principal diferença no padrão de jogo Europeu com o Brasileiro? E como foi sua adaptação no novo país com apenas 23 anos de idade?

Edcarlos – A maior diferença acredito que seja na estrutura que os clubes tem, a forma profissional que as diretorias trata seus jogadores e assim dando ótimas condições de trabalho para seus atletas. Minha adaptação foi muito tranquila, primeiro pelo idioma e depois por ter brasileiros no elenco, como o lateral esquerdo Léo, os zagueiros David Luiz e Luizão foram pessoas que me acolheram e me deixaram super a vontade.