Pela primeira vez na história, teremos VAR no Brasil

MOMENTO HISTÓRICO

Santos e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (01), às 19:30. A partida que será válida pelas quartas de final da Copa do Brasil contará com uma novidade no futebol brasileiro. O uso do VAR (sigla em inglês para árbitro assistente de vídeo) pela primeira vez em um jogo oficial realizado pela CBF.

Resultado de imagem para var world cup
Já utilizado em algumas competições como a Liga Italiana, foi na Copa do Mundo que o VAR ficou mundialmente conhecido, auxiliando nas decisões dos árbitros. (FOTO:FOX NEWS)
COMO FUNCIONARÁ?

O VAR terá a sua disposição até 16 câmeras por partida, dependendo da transmissora. Haverá sala de VAR nos estádios, com cabines de revisão no gramado, e serão quatro pessoas: árbitro de vídeo, assistente, operador e supervisor. Além disso, um assessor da CBF sempre nos jogos com árbitro assistente de vídeo.

Assim como na Copa do Mundo, os árbitros de campo poderão consultar o vídeo sempre que necessário. O assistente de vídeo também poderá chamar o central para visualizar um lance considerado um erro claro. Todos os gols serão revisados para verificar alguma irregularidade no lance. Com isso, a promessa é de mais justiça nos jogos com a utilização desta tecnologia.

ARBITRAGEM DE SANTOS E CRUZEIRO

Campo:

  • Árbitro: Wilton Sampaio
  • Assistente 1: Fabricio Vilarinho
  • Assistente 2: Bruno Raphael Pires

Vídeo:

  • VAR: Bráulio Machado
  • Assistente: Helton Nunes
  • Apoio: Marcelo de Lima Henrique