HOJE É DIA DE CLÁSSICO DAS MULTIDÕES
No dia 6 de maio de 1916 foi escrita a primeira linha da história desse clássico. Clássico este, que hoje leva um nome que faz jus a grandeza de ambas das torcidas: Clássico das MULTIDÕES.
Ao longo desses 100 anos de história, esse confronto já proporcionou momentos ímpares de felicidade – ou não, a rubro-negros e tricolores.
De lá pra cá foram totalizandos 561 jogos, onde o bravo Leão da Ilha está em ampla vantagem com 220 vitórias, contra 180 do Santa Cruz e 160 empates.
E o que já era quente, vai esquentar ainda mais. É que hoje não será apenas o primeiro clássico das multidões do ano, será também o primeiro de uma disputa paralela entre os dois eternos rivais, que será estendida por todo o ano.
Em homenagem a um dos maiores clássicos da história do futebol brasileiro, a Federação Pernambucana de Futebol confeccionou um troféu especial que será entregue no final do ano, ao clube que somar mais pontos nos clássicos ao longo da temporada. Disputa apenas entre rubro-negros e tricolores.
E este troféu já tem nome, irá homenagear o ex-jogador e atual técnico Givanildo Oliveira, maior vencedor da história do Campeonato Pernambucano, com 16 conquistas, nove delas com o Santa Cruz e outras sete com o Sport.