|

Saiba algumas curiosidades sobre o jogo FIFA (1994 à 2019)

Aos que jogam FIFA, nos resta somente a expectativa pelo novo game, mas você a partir agora conhecerá um pouco da história da evolução do jogo e assim poderá sair na frente dos seus amigos

 

 

1- Para quem não sabe, a primeira versão do FIFA (FIFA International Soccer) foi composto somente de 90 seleções, (possuindo 19 ou 20 atletas dependendo da equipe, todos fictícios).

2- No FIFA 95, passaram a existir os campeonatos nacionais (Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Holanda, Espanha e a Liga da América do Norte, composto pelos três países do continente). A presença da Ferroviária, de Araraquara é uma das surpresas do jogo.

3- Em 1996, criaram outras três ligas, a da Escócia e da Suécia (até hoje existentes) e da Malásia (com a presença das seleções de Brunei e Singapura, pois para quem não conhece, existem equipes desses países que disputam a liga malaia).

4- No FIFA 97, para quem já jogou existe uma equipe chamada Barreira (enfim, vamos dizer que é o atual Boavista, de Saquarema-RJ). Além dele, Bangu e Madureira representam os times menores do Rio.

5- Em homenagem a Copa da França em 1998, o game do ano teve a presença de 170 seleções (todos que disputaram as Eliminatórias da Copa na época, Mali e Níger desistiram da competição, assim não estiveram no jogo). Estádios pouco conhecidos foram colocados a disposição, para ter maior veracidade nas disputas, o Ahmadou Ahidjo (Camarões, nome do presidente do país entre 1960 e 1982) e o Hasely Crawford (Trinidad e Tobago, nome em homenagem ao campeão olímpico, ex-atleta de atletismo). Pela primeira vez, o FIFA teve trilha sonora licenciada.

 

Imagem: FIFA.

 

6- Em 1999, o hoje conhecido “Resto do Mundo” apareceu como “Resto da Europa”, onde países pouco tradicionais do continente como Chipre, Geórgia, Eslováquia, Hungria, Lituânia, a antiga Iugoslávia (atualmente Sérvia) e Romênia tiveram equipes.

7- No FIFA 2000, criaram outras ligas, porém duas delas não existem atualmente no jogo (Liga de Israel e a da Grécia). O mundo apareceu com a presença de clubes do Egito e Emirados Árabes Unidos, além do Port Vale FC (na época estava na terceira divisão inglesa, mas presente por imposição do cantor Robin Willians que cravou o tema do jogo). No mais, existiu 40 times clássicos de 21 países distintos.

8- Em 2001, a única entrada foi a da Liga Austríaca (até hoje no game), já na Liga Brasileira, os 12 grandes do país, além do Bahia, Vitória e Atlético-PR estavam inclusos.

9- No FIFA 2002, a preocupação com a Copa do Mundo estava latente mais de 120 seleções estavam no jogo. A Liga da Suíça estava na lista para não sair mais, além disso a trilha sonora começou a se desprender das bandas inglesas e estadunidenses.

10- De novidade em 2003, foram somente a volta do São Paulo e do Palmeiras (que não estavam no ano anterior). Equipes como Colônia, Mainz, Real Zaragoza, Xerez, Metz e Le Mans estavam no “Resto do Mundo” e a trilha sonora tinha canções advindas do Japão, Suécia, Escócia e Dinamarca.

11- No FIFA 2004, as equipes mexicanas estavam retornando agora no “Resto do Mundo” e a trilha sonora pela primeira vez tinha músicas brasileiras (Tribalistas e Zeca Pagodinho).

12- Em 2005, a presença de 105 seleções e a existência da quarta divisão inglesa (até hoje o único país com quatro divisões no game). O ritmo latino da Costa Rica, Venezuela, Jamaica e Porto Rico estiveram presentes na trilha.

13- No FIFA 06, as equipes da África do Sul estiveram presentes no “Resto do Mundo” e continuam lá até hoje, uma banda ganesa estava presente na trilha sonora do jogo.

14- Em 2007, ligas e estádios se mantiveram (na zona Europa-América-Ásia). No entanto Benin, Chile e Líbano estavam representados com bandas nas músicas do game.

15- No FIFA 08, a Liga da Austrália, República Tcheca e Irlanda foram criados e permanecem, as seleções da África do Sul e Nova Zelândia também estão de volta no jogo. Nos hinos do jogo, Argélia e Etiópia estiveram presentes.