|

A um passo do paraíso!

O Campeonato Brasileiro da série C, chegou ao momento decisivo, oito times disputam vaga na segunda divisão do ano que vem, o Botafogo/PB é o representante paraibano na competição, o clube conquistou a vantagem mínima, no primeiro jogo, diante do Botafogo-SP e está próximo do tão sonhado acesso.

Na temporada:

No campeonato estadual o Botafogo/PB sagrou-se campeão, já o Botafogo-SP foi eliminado, nos pênaltis, nas quartas de final, pelo Santos. O Belo ainda disputou copa do nordeste e copa do Brasil durante a temporada, o time paulista teve o foco total voltado ao campeonato brasileiro da série C.

Na série C:

O Botafogo/PB fez uma campanha irregular, começou bem, mas acabou ficando seis rodadas sem vencer, não chegou a entrar na zona de rebaixamento, se recuperou, foi o segundo time que mais pontuou, no segundo turno, no grupo A, conseguiu uma arrancada e uma sequência de invencibilidade, e voltou ao G4, quase conseguiu vaga antecipada para o mata-mata, terminou a fase de grupos, na 4° colocação, com 26 pontos, 6 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, marcou 22 gols e levou 17.

O Botafogo-SP obteve a melhor campanha da série C, na primeira fase, só não esteve no G4 na primeira rodada, porém a liderança, do grupo B, chegou apenas na última rodada da fase de grupos, conquistou 35 pontos, pelo grupo B, sendo 10 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, marcou 30 gols, o segundo melhor ataque entre os dois grupos, o goleador da equipe, Caio Dantas, é o artilheiro da competição, com 10 gols, além da melhor defesa, sofreu 14 gols em 18 rodadas.

Histórico:

Já é o quinto ano consecutivo que o Botafogo/PB disputa a série C, em 2013 conquistou a série D, em 2014 passou a competição toda no G4 e acabou saindo na última rodada e ficou com a 6° colocação do grupo A, em 2015 terminou novamente em sexto lugar. Em 2016 conseguiu a classificação para o mata-mata, mas no jogo do acesso, empatou por 0 à 0, em casa, e em Varinha-MG, foi eliminado com um gol aos 50 minutos do segundo tempo, diante do Boa Esporte, o time mineiro foi o campeão da série C daquele ano. Em 2017, lutou contra o rebaixamento, conseguiu a permanência na última rodada. O Botafogo/PB tenta voltar à série B depois de 29 anos.

?Ascom / Botafogo-PB

O Botafogo-SP não disputa a série B, desde de 2001, passou por um momento de declínio e voltou a disputar o campeonato brasileiro em 2009, a série D, em 2015 conseguiu o acesso e o título da quarta divisão diante do River-PI, em 2016 chegou às quartas de final, empatou por 0 à 0 a primeira partida e perdeu por 1 à 0, em Natal, diante do ABC. O ano passado não se classificou para a fase de mata-mata, pelo saldo de gols, 3 times do grupo B terminaram com 25 pontos, e o Volta Redonda por ter 2 gols a mais de saldo acabou se classificando. O tricolor de Ribeirão Preto que completa 100 anos, no dia 12 de outubro, quer o acesso para coroar o centenário do clube.

No formato atual da série B, os dois clubes tentam um acesso inédito, assim como seus comandantes, os treinadores Evaristo Piza e Léo Condé buscam o primeiro acesso de suas carreiras.

Evaristo Piza é paulista, comandou o XV de Piracicaba durante a Série A2 do Campeonato Paulista deste ano. Léo Condé, apesar de ser mineiro, já treinou times nordestinos.

Há 40 anos, Botafogo/PB e Botafogo-SP tiveram seu primeiro encontro, o duelo aconteceu no Estádio Santa Cruz, mesmo local da partida de domingo, foi pelo campeonato brasileiro, na época a competição não existia divisão, no dia 16 de junho de 1978 o clube paulista levou a melhor por 2 à 1.