O dualismo entre pontos corridos e mata-mata: Cruzeiro e São Paulo
Neste domingo, às 19 horas, no Morumbi dois dos maiores clubes brasileiros se enfrentam. Cruzeiro e São Paulo jogam pela 35ª rodada do Brasileirão 2018. Em situações distintas desde o último confronto, ambos precisam da vitória para alcançar os objetivos.
Donos de cinco Libertadores, dez Campeonatos Brasileiros, seis Copas do Brasil e três Mundiais, os times tem muita história em seus confrontos. Uma palavra para resumir os mais de 80 jogos entre as equipes é o dualismo. Nos pontos corridos, ampla vantagem são-paulina e em mata-mata, Cruzeiro domina os confrontos. Veja números e algumas informações abaixo.
RETROSPECTO E CURIOSIDADES
Ao todo são 83 jogos entre os clubes desde 1940. O primeiro jogo foi em 1943 no antigo estádio do Barro Preto em Belo Horizonte e o São Paulo venceu por 5 a 0. Daí em diante, foram confrontos por todos os campeonatos possíveis: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Supercopa e Recopa. No primeiro, a vantagem é muito grande para o tricolor paulista. Em 61 jogos, 34 vitórias do São Paulo e apenas 12 do Cruzeiro.

Nos confrontos eliminatórios, o time mineiro tem o domínio. Das 10 disputas, o time de Belo Horizonte venceu 8. Entre as competições, fica evidente os jogos pela Copa do Brasil e Libertadores. Na primeira, o São Paulo caiu três vezes para a Raposa, a mais especial foi a final de 2000 com o famoso gol de falta de Geovanni. Na Libertadores, duas vezes o Cruzeiro eliminou os paulistas, 2009 e 2015.
