Plantel e escalação: como joga o Al Ain?

O “The Boss” dos EAU domina o futebol local e é tido como referência em toda península arábica. Seu elenco tem jogadores que se destacam na liga local e conta com um brasileiro de talento. Confira no link abaixo a história e importância do time para o futebol nos EAU.

https://mercadodofutebol.com/mundial-de-clubes/conheca-o-the-boss-dos-eau-al-ain-fc/

Elenco do Al Ain

Seu time principal conta com 26 jogadores de acordo com o clube. Alguns com destaque no time como o brasileiro Caio Lucas e o atacante Markus Berg, que é sueco.

Caio Lucas, o brasileiro destaque no Al Ain (Foto: Twitter)

O treinador croata Zoran Mamic faz seu time jogar no esquema 4-3-3 com um meio campo bem centralizado e alas “soltos”. A peculiaridade deste time, diferente do que vemos no Brasil, é a altura dos goleiros. Dos três goleiros no elenco, o mais alto tem 1,80 m.

Para se ter uma ideia desta disparidade em relação ao Brasil, o goleiro mais baixo na última convocação de Tite era Ederson, do Manchester City, com 1,88 m.

Khalid Eissa é o goleiro titular do Al Ain, ele tem apenas 1,73 m de altura (Foto: Zimbio)

Apesar da pouca altura dos goleiros, a linha de defesa tem uma boa estatura. A dupla titular é o camisa 5, Ismail Ahmed com 1,92 m e o 19 Mohanad Salem com 1,84 m. Fechando a linha defensiva, temos o lateral japonês Tsukasa Shiotani pela esquerda e Mohamed Ahmad pela direita

A trinca de um meio campo com uma boa visão de jogo é formada por Yahia Nader, Hussen El Shahat e Mohamed Abdulrahman. Os três não fazem o papel de marcação e quando necessário, o treinador coloca alguém com essas características. O principal atributo desses meias são a movimentação e os passes para os atacantes. 

Mohamed Abdulrahman é o principal jogador do meio campo do Al Ain (Foto: The National)

No último setor, vem os melhores jogadores da equipe, Makus Berg e Caio Lucas. Esses dois mostram ser os mais decisivos dentro do time. Berg tem um grande poder de finalização e Caio Lucas uma boa capacidade de drible aliado a velocidade. 

Pontos fortes e pontos fracos

A equipe tem um poderoso time na liga local, sempre brigando pelo título desde sua fundação. Seu ataque é um dos melhores na Liga EAU e na última rodada antes da estreia no Mundial de Clubes, contra o Team Welligton, o time se encontra na segunda posição com o mesmo número de pontos do líder. Porém, apesar de sobrar no cenário local, é possível observar algumas deficiências na equipe. 

A defesa é um exemplo claro. Com um goleiro com baixa estatura e uma zaga lenta, o time sofre muito com contra-ataques e jogadas rápidas. Em contrapartida, consegue envolver bem a defesa adversária e conta com as individualidades, especialmente de Caio Lucas, para superar os “ferrolhos”. Algumas dessas peculiaridades podemos visualizar no vídeo abaixo.