Quem vai cobrar a CBF agora pelo erro em caso de punição?

A notícia de que 20 times entregaram a lista com seus atletas relacionados para a Copa Sul-Americana fora do prazo deixou a diretoria santista em alerta. Por meio de nota oficial, a diretoria santista atribui a responsabilidade total à CBF, pelo atraso da validação das inscrições do jogadores na competição continental, e afirma também que seu departamento jurídico cumpriu todos os prazos, entregando as documentações necessárias dentro do previsto.

A Conmebol encaminhou uma denúncia ao Tribunal de Disciplina e ao que tudo indica, os clubes devem ser multados e não devem perder jogos ou ser eliminados pela polêmica levantada. Na competição, o Santos tem o jogo de volta contra o River Plate/URU, no Pacaembu, na próxima terça-feira, dia 26 às 19h15, jogo sem torcida, cumprindo a punição imposta pela Conmebol, por conta dos incidentes na última participação na Libertadores, em 2018, quando o Santos foi eliminado da competição pelo Independiente/ARG, por conta de uma punição, pela escalação do meia Carlos Sánchez. Na ocasião, o Santos empatou em 0x0 os dois jogos dentro de campo, mas a primeira partida teve seu placar alterado para 3×0 para o time argentino. Contra o River Plate, o Santos empatou no jogo de ida por 0 x 0. Vitória simples classificará o time santista pra a próxima fase da competição.

Veja a nota publicada pela diretoria santista na íntegra: ​“O Santos Futebol Clube, por meio de seu Departamento Jurídico, informa que cumpriu rigorosamente todos os prazos regulamentares e adotou todas as diligências cabíveis para a devida inscrição de seus atletas na Copa Sul-Americana. A notícia de irregularidade formal adveio da ausência de validação, de forma tempestiva, pela Confederação Brasileira de Futebol no sistema da CONMEBOL. O Clube tranquiliza seus torcedores e informa que tal irregularidade praticada pela Associação Nacional não possui o condão de repercutir negativamente na condição de jogo de seus atletas.”