|

A evolução do futebol no continente asiático passa também por Fernando Sales

O profissional que o mercado precisa, pois já atuou em várias frentes para o fortalecimento do futebol (desde preparador físico, assistente até técnico)

 

Iremos contar uma história que passa desapercebida, principalmente pelo motivo de estar longe de nós, porém não deixa de ser rica em detalhes. Sua trajetória começa na base do Villa Nova-MG, no entanto o seu destino era mesmo trabalhar fora, o CD Canillas (atualmente na 4º divisão espanhola) e ŁKS Orzel, da Polônia foram o pontapé antes de chegar na Ásia.

Contudo antes de se tornar profissional foi assistente do treinador Jorge Vilda (atualmente na seleção espanhola feminina). Na época existiam atletas em formação de grandes ex-jogadores, como Enzo (meia atual Rayo Majadahonda, da segunda divisão da Espanha) e Lucas Zidane (goleiro que subiu nesta temporada ao Real Madrid).

Passagens também por KS Polônia (treinou o meia Paweł Wszołek, do QPR), Legia Varsóvia, Al Rayyan (onde aprendeu com o técnico Diego Aguirre, que passou por São Paulo, Atlético Mineiro e Internacional), Rayo Vallecano (na época treinado por Pepe Mel, sem clube atualmente, após sair do Deportivo La Coruña) e Metalist (com auxílio de Michel Huff, atual preparador-físico do FK Ural, da Rússia).

 
Foto: Persijap Jepara (Indonésia).
 

Após muito estudar chegou a hora de trabalhar, iniciando pelo Lanexang United (do Laos, como preparador-físico), na época o treinador era local, mas depois disso o português Eduardo Almeida e Leonardo Vitorino (onde foi campeão do campeonato nacional), pelo visto a semente foi plantada anteriormente.

Saiu de Laos e parou em Myanmar, sendo assim técnico, o Manaw Myay que se tornou campeão da segunda divisão do país em 2016, mas anos depois o time fechou as portas iniciadas em 2010. Com o sucesso de sua empreitada chegou ao Yasothon FC (da quarta divisão tailandesa), onde melhorou o desempenho da equipe perante aos últimos anos.

Rodando de país foi para a Indonésia trabalhar no Persijap Jepara (da segunda divisão), o clube estava passando por dificuldades, pois já havia chegado ao nível principal, mas ele organizou a casa e deixou o bastão para o alemão Patrick Ghigani. Retornando a Tailândia treinou o Kasetsart e o objetivo de se manter na segunda divisão foi alcançado.

Atualmente está na China, sendo o treinador principal de um projeto da Nike que fortalece o sub-20 em nível asiático. Para finalizar Fernando tem licenças da UEFA conquistadas na Polônia e na Inglaterra, além disso tem o desejo de retornar ao Brasil para ficar próximo a família, no entanto vê a Ásia que o recebeu tão bem com olhos promissores.

 
Foto: Persijap Jepara (Indonésia).
 

Foto de capa: Yasothon FC (Tailândia).