Goleadas e tabu: o Cruzeiro em estreias de Libertadores
Retrospecto favorável e saldo positivo, confira os números e partidas das estreias do Cruzeiro na maior competição das Américas.
A equipe cruzeirense começará sua caminhada na Libertadores no próximo dia 7 de março, quinta-feira, contra o Huracán. Por isso, buscamos o retrospecto celeste no começo das competição. Em suas 16 participações anteriores, o time foi protagonista de grandes jogos e goleadas.
Nos 16 jogos, o clube contabiliza nove vitórias, dois empates e cinco derrotas. Com relação ao saldo, foram 31 gols feitos nas estreias e 21 sofridos.
Primeiras estreias
Tudo começa lá em 1967, na primeira participação celeste. A equipe começou com vitória sobre o Deportivo Galicia da Venezuela por 1 a 0 na fase de grupos. Nove anos mais tarde, novamente na fase de grupos, o time enfrentou o Vasco no Mineirão e também venceu por 3 a 2.

O inicio da grande campanha de 1976 foi incrível. Tínhamos ali, talvez, a maior partida de Libertadores entre clubes brasileiros. Cruzeiro 5-4 Internacional no Mineirão foi um espetáculo para ninguém por defeito. Em 1977, mais uma vez eles se enfrentaram e La Bestia venceu por 1 a 0.

Sem participações na década de 1980, o time só voltou em 1994 a disputar um jogo de Libertadores. Na fase de grupos daquele ano, o time conheceu sua primeira derrota em estreias, 2 a 0 para o Palmeiras. Na campanha do bicampeonato, também perdeu para o Grêmio. No Mineirão, 2 a 1 para os gaúchos. Em 1998, estreando nas oitavas de final por conta do regulamento, mais uma derrota. Dessa vez, o Vasco venceu por 2 a 1.