A final histórica do Campeonato Brasileiro Feminino de 2017, Santos campeão sobre o Corinthians
Atualmente o maior clássico do país foi decidido na Arena Barueri e as Sereias da Vila superaram as adversidades de atuar fora de casa
No primeiro embate, o Santos venceu o Corinthians/Audax por 2 a 0 numa Vila Belmiro lotada com 15 mil expectadores, Sole Jaimes (atualmente no Lyon, com passagens na seleção argentina e que já declarou querer se aposentar no alvinegro) e Patricia Sochor fizeram os tentos que deixaram o clube numa situação confortável.
No duelo decisivo, a torcida corinthiana também se fez presente para tentar empurrar para uma conquista inédita (o time foi campeão no ano seguinte, após ganhar os dois jogos contra o Rio Preto). Porém o elenco comandado por Caio Couto (atualmente sem clube) atuou de forma tranquila e buscou o gol da conquista e ele veio.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, Maria fez um cruzamento primoroso na cabeça da artilheira Sole Jaimes (fazendo seu décimo oitavo gol) e colocou o placar agregado de 3 a 0. Assim, terminou o jogo e a torcida visitante pode comemorar seu primeiro título nacional, pois na época que conquistou a Libertadores (2009 e 2010), o Brasileiro nem existia.
Vale ressaltar o elenco composto por: Dani, Kati, Carol Arruda, Camila e Dani Silva; Marilia, Brena, Maurine (aposentou da seleção em 2017) e Patricia Sochor; Ketlen e Sole Jaimes (titulares). Thaís Picante, Michelle, Tayla, Giovana, Cida, Sandrinha, Angelina, Chalane, Jaqueline, Erikinha, Juliete e Karen (reservas).
Foto de capa: Santos FC.