De quase rebaixado a classificado para as competições nacionais: a campanha do Aquidauanense
O time aquidauanense passou um grande sufoco na primeira fase, mas foi ganhando corpo no mata-mata e chegou na final e garantiu vaga para a Copa do Brasil e Série D de 2020. Veja agora a trajetória do vice-campeão sul-mato-grossense de 2019.

O Azulão do interior conseguiu avançar de fase apesar de perder seis pontos por uma escalação irregular. O time começou vencendo por 3 a 2 o Operário de Dourados em casa. Depois, empate com o Urso por 1 a 1 e uma vitória com gol contra dentro do Morenão contra o Comercial.
Fechou as primeiras rodadas com 7 pontos, o que ajudou muito lá no final. Na quarta rodada, empatou com a SERC por 0 a 0. Na sequência, perdeu para o Sete de Dourados por 2 a 0 e goleou o Novo por 5 a 1.
Em Corumbá, perdeu para o Corumbaense por 3 a 1. Na oitava rodada, parou o Operário dentro do Morenão ao empatar em 1 a 1. No jogo seguinte, perdeu para o Costa Rica pelo placar mínimo.
Para encerrar a primeira fase e assegurar a classificação mesmo com a perda dos pontos, venceu o União ABC e o Águia Negra. O primeiro acabou rebaixado e o segundo foi o campeão. O time terminou a primeira fase com 18 pontos, mas foi punido e ficou com 12. Marcou 16 gols e sofreu 12.
Algoz dos times de Campo Grande
O Azulão não perdeu para os times da Capital no torneio. Foram oito jogos com cinco vitória e três empates. Isso foi fundamental na fase de mata-mata. Nas quartas de final, eliminou o Operário depois de vencer a ida por 1 a 0 e segurara muito bem o jogo dentro do Morenão e diante da torcida operariana.
