A seleção camaronesa feminina de futebol aos poucos vai ganhando espaço no cenário mundial, será segunda participação na competição e com objetivo forte
Participações em Mundiais, Jogos Olímpicos e Campeonato Africano:
Na Copa do Mundo, Camarões não se classificou entre 1991 e 2011 (sendo em 1995 por desistência durante as eliminatórias). Porém em 2015 no Canadá aconteceu sua primeira classificação e surpreendeu ao ficar em segundo lugar com 6 pontos ao vencer a Suíça na rodada final pelo placar de 2 a 1. Nas oitavas foi eliminado pela China em uma derrota por 1 a 0.
Sobre os jogos olímpicos sua única participação foi em Londres (2012), onde teve três derrotas (Brasil, Grã-Bretanha e Nova Zelândia). Já no Campeonato Africano, a seleção foi vice-campeã em 1991, 2004 (África do Sul), 2014 (Namíbia) e 2016 (Camarões). Ano passado a equipe ficou em terceiro lugar em Gana (sede da edição).
O caminho para a Copa do Mundo:
O Campeonato Africano decidiu em mais uma oportunidade as três vagas para a Copa do Mundo Feminina. Foram oito seleções: Camarões, Mali, África do Sul e Nigéria (classificadas para a semifinal), Gana, Argélia, Zâmbia e Guiné Equatorial (eliminada em campo e por banimento imposto pela FIFA).
Na semifinal, Camarões e Nigéria travaram um duelo emblemático, após o 0 a 0 persistir, nas penalidades as nigerianas venceram por 4 a 2. No terceiro lugar, a disputa foi na cidade de Cape Coast e o placar foi Camarões 4×2 Mali. Perante isto, a seleção camaronesa garantiu uma das três vagas para o campeonato.
Elenco para a Copa do Mundo:
O treinador Alain Djeumfa logo em seu início de trajetória tem um trabalho árduo pela frente. Em dois amistosos, os resultados foram distintos (Espanha 4×0 Camarões, Camarões 4×0 Levante). Em termos de elencos, a variação de países e continentes entre as atletas é algo interessante ao se levar em consideração a evolução do país.
Atuando no país natal tem 6 nomes dentre elas a goleira experiente Annette Ndom (Azamone FAP, atuou também no futebol eslovaco), representando a Nigéria tem a arqueira Isabelle Mambing (Sunshine Stars). A França aparece com o maior número de atletas, oito no total, entre elas a zagueira Marie Awona (Dijon) e a atacante Marlyse Ndoumbouk (Nancy).
A Noruega também aparece com duas jogadoras, a meia Ajara Njoya (Valerenga, atuou também no futebol sueco). A defensora Estelle Johnson atua pelo Sky Blue FC (tem nacionalidade norte-americana), a Espanha tem três nomes na lista, a atacante Ngo Mbeleck (SC Huelva). Para finalizar, Turquia (Henriette Akaba) e Rússia (Gabrielle Onguéné) aparecem.
Expectativas para a Copa:
O grupo do país africano será complicado, pois terá Canadá, Holanda e Nova Zelândia. A priori é a mais fraca, porém quem sabe surpreenda e passe ao menos da fase (porque tem terceiro lugar com vaga), mas a torcida camaronesa quer chegar mais longe e tem potencial (atletas) para conseguir tal feito.