Renasceu a força e a raça – A campanha do Náutico na Série C
O slogan usado pela direção alvirrubra no retorno ao Estádio dos Aflitos, reflete bem a campanha do Timbu no Campeonato Brasileiro da série C 2019. Após a grande oscilação no início da competição, o Náutico engatou a terceira vitória consecutiva e chegou a vice liderança do campeonato.
O Náutico começou a série C com derrota para o ABC em Natal, sob o comando do ex técnico Márcio Goiano(2 a 0). Goleou o Imperatriz por 4 a 2 e em seguida, perdeu para o Ferroviário, também nos Aflitos. Derrota que culminou com a demissão de Márcio Goiano, na terceira rodada.
A diretoria alvirrubra agiu rápido e anunciou Gilmar Dal Pozzo como novo treinador. E começou com vitória diante do Treze, em Campina Grande(1 a 0). Em seguida, dois empates: Confiança, em Sergipe(1 a 1); Globo, nos Aflitos (2 a 2). Na sétima rodada, uma grande vitória em São Luiz, 2 a 0 no Sampaio Corrêa.
As fortes chuvas em Recife, adiaram por duas vezes o jogo contra o Botafogo/PB. Com isso, o clássico diante do Santa Cruz (derrota por 1 a 0, no Arruda) e o empate contra o ABC(1 a 1, nos Aflitos) provocaram o primeiro abalo da Era Dal Pozzo.

O alívio veio diante do Botafogo/PB, 2 a 1 nos Aflitos. Então, nova derrota, desta vez para o Imperatriz (2 a 0) fora de casa. E, finalmente, a partida chave para a mudança do Náutico no campeonato. A vitória por 1 a 0, sob o então líder , Ferroviário em pleno Castelão.
A partir da 12° rodada o Náutico engrenou no Campeonato e mostrou uma obediência tática muito boa. Um time mais com cara de Dal Pozzo, forte defensivamente e incisivo ofensivamente. Além disso, o time sem identidade passou a ter “queridinhos” nas arquibancadas.