Conheça a Canadian Premier League, o surgimento do futebol canadense
O primeiro ano da liga propriamente do Canadá, o campeonato tem a presença de sete equipes, todavia existem outros clubes que disputam a Canadian Championship, o que eleva o futebol do país
A Canadian Premier League conta com os times do Cavalry, Forge, FC Edmonton, York9, Pacific, Valour e HFX Wanderers. Esses são os percursores, todavia existe o campeonato mata-mata que possui a presença de clubes que disputam o campeonato estadunidense (Impact Montréal, Toronto FC, Ottawa Fury e Vancouver Whitecaps).
Contudo nossa análise é centrada nos clubes canadense e no que podem oferecer de interessante a federação que engloba os continentes da América do Norte e América Central (além das Guianas e Suriname da América do Sul). O Cavalry FC eliminou o Vancouver Whitecaps (Canadian Championship) e atualmente é o líder da liga canadense.
A equipe conta com o brasileiro Oliver Minatel (que estava no South Melbourne, da Austrália) e tem passagens pela base do PSV e no Nacional da Madeira. O outro destaque é o congolês Dominique Malonga que já atuou no Brescia, Real Murcia, Elche e Servette (Suíça), seu melhor momento na carreira foi no Hibernian (22 gols em 52 partidas).
O vice-líder da competição é o Forge FC que conta com o zagueiro experiente David Edgar (ele tem participação em três Copas Ouro pela seleção canadense), além disso possui passagens por Newcastle, Burnley (com 114 jogos e 4 gols pela equipe), Swansea City, Birmingham, Huddersfield Town e Sheffield United, todos da Inglaterra.
O FC Edmonton é o clube com a maior presença de estrangeiros na competição (10 ao total), dentre os nomes podemos destacar o volante haitiano James Marcelin (jogou a Copa América em 2016) e tem passagens por FC Dallas e Portland Timbers, além do atacante nigeriano Tomi Ameobi que atuou no Doncaster Rovers e no Forest Green.