No dia 24 de março de 2016 o mundo se despediu de Johan Cruyff (25 de abril de 1947), uma verdadeira lenda do futebol mundial. Apontado por muitos como o melhor futebolista holandês de todos os tempos, Cruyff faleceu aos 68 anos vítima de um câncer no pulmão.

Tudo aconteceu de maneira rápida e, talvez, precoce na vida de Cruyff. Desde os 4 anos de idade frequentava os vestiários do Ajax, clube onde começou nas categorias de base aos 12 anos levado por sua mãe. Na época, o motivo era tentar superar uma deficiência que tinha nos pés, cuja má formação o obrigava a utilizar aparelhos ortopédicos.
Cruyff estreou no time principal já em 64, com uma derrota por 3 x 1. Com a chegada de Rinus Michels no ano seguinte, o Ajax passou a jogar na filosofia desde jovem atleta, sendo campeão holandês logo na primeira temporada até a temporada 72-73.
Considerado como um jogador revolucionário, Cruyff virou referência de todos os profissionais, uma marca. No seu conceito de jogo, é possível apresentar um futebol ofensivo, coletivo e vistoso de maneira uniforme, coesa. E mais, Cruyff passou a colocar em práticas conceitos como a versatilidade, jogadores que não atuam em uma posição fixa no campo. Toda sua revolução causada no Ajax chamou atenção do gigante Barcelona, que o contratou na temporada 73-74. E a repetição da dupla com Rinus Michels deu certo, sendo Campeão Espanhol logo na primeira temporada, após 14 anos.

E o ano de 1974 ficou marcado para sempre como uma história obrigatória de se passar para todos os amantes do futebol. O futebol apresentado pela Holanda, carinhosamente apelidada de Laranja Mecânica na Copa do Mundo foi fantástico, algo de outro planeta. Comandados por Cruyff, a Holanda apresentou tudo o que ele apresentou de inovação e futebol ofensivo, comandando com sua qualidade técnica com a bola nos pés e a visão e inteligência em fazer a leitura de jogo. Mas como uma dessas injustiças que fazem o futebol ser um futebol apaixonante, a Holanda acabou perdendo a final para a Alemanha.
Após sua aposentadoria, Cruyff virou técnico do Ajax que não apostou muito em seus projetos, para sorte do Barcelona. Contratado em 1988, Cruyff passou a colocar na prática tudo o que vivenciou dentro dos gramados, tendo como ponto máximo o título da Champions League de 1992. Porém, talvez o maior legado que Cruyff deixou ao clube Catalão foi a organização, como por exemplo, utilizar o mesmo padrão de jogo em TODAS as categorias de futebol do Barcelona. Não precisamos citar a sequência desse trabalho onde um tal de Lionel Messi bateu todos os recordes de revolução em campo, comandado de maneira espetacular por um tal de Pep Guardiola.

Guardiola resumiu de maneira brilhante os métodos de Cruyff:
“os jogadores têm de pensar rápido e jogar com inteligência, sempre sabendo qual será o próximo passe (…). É assim que aprendemos a jogar e que o público espera que joguemos: de forma atraente, mas sem perder a eficiência (…). Cruijff (…) nos ensinou a jogar movimentando a bola rapidamente. Ele só usava jogadores de grande técnica. Quando procuramos por jogadores, ainda queremos essas qualidades”. (Nou Kids on the Block (novembro de 2008). FourFourTwo n. 1. Editora Cádiz, pp. 16-19)
Cruyff também era conhecido pelas suas frase de efeito, muitas vezes com uma ironia de outro mundo, justamente para cutucar seus oponentes. Durante sua passagem como técnico no Barcelona, Cruyff comandou o baixinho Romário, que foi protagonista de uma história hilária:

“- Uma vez, ele veio me perguntar se poderia faltar a dois dias de treinos para voltar ao Brasil. Deveria ser carnaval no Rio de Janeiro. Eu respondi: ‘se você fizer dois gols amanhã, te dou dois dias a mais de descanso que o restante da equipe’. No dia seguinte, ele marcou seu segundo gol com 20 minutos de jogo e imediatamente fez um gesto para mim pedindo para sair – relatou ao suplemento semanal do “L’Équipe.”
“- Ele me disse: ‘Treinador, meu avião sai em menos de uma hora’ – completou Cruyff, que deixou que o atacante viajasse por ter cumprido a promessa.”
No próximo sábado, 02/04, o Barcelona enfrentará o Real Madrid em seu estádio e um mosaico será realizado para homenagear e agradecer a todos os serviços prestados dessa lenda.