Paysandu x Cuiabá: a final inédita da esquecida Copa Verde
Mesmo com apenas seis anos de competição, a Copa Verde, por ser um torneio regional, costuma ter alguns desníveis. Por exemplo, em todos os anos, algum clube do Estado do Pará chegou a final e, nesse ano, não será diferente.
O Paysandu foi o primeiro classificado para a final da Copa Verde 2019. O Papão passou para a final após superar o seu arquirrival Remo na semifinal. Ambas as partidas foram realizadas no Mangueirão, em Belém. A primeira partida, com mando de campo do Remo, terminou com um empate sem gols. O segundo jogo, com o Paysandu como mandante, o time venceu por 3 a 1, com dois gols saindo após os 45 minutos da etapa complementar de jogo. Depois de ter chegado a sua 5ª final em 6 anos, o maior campeão da competição vai atrás do seu 3° título da Copa Verde.
O outro finalista é o Cuiabá. O clube mato-grossense superou o Goiás na Arena Pantanal. O primeiro jogo no Serrinha terminou a vitória do esmeraldino por 1-0. Na segunda partida, que foi adiada devido ao estado gramado da Arena, o Cuiabá venceu de virada no tempo normal, por 2-1. A disputa ficou para os pênaltis. Nas penalidades, Alan Ruschel e Michael desperdiçaram as cobranças para o Goiás, colocando assim o Cuiabá na sua segunda final de Copa Verde na história.
Confira o retrospecto das equipes até chegaram a final da competição:
PAYSANDU:
• Oitavas de final:
IDA: Nacional/AM 0x1 Paysandu (ida)
VOLTA: Paysandu 0x0 Nacional/AM (volta)
• Quartas de final:
IDA: Paysandu 1×1 Bragantino/PA (ida)
VOLTA: Bragantino/PA 1×1 Paysandu (5×6 pênaltis) (volta)
• Semifinais:
IDA: Remo 0x0 Paysandu (ida)
VOLTA: Paysandu 3×1 Remo (volta)
CUIABÁ:
• Oitavas de final:
IDA: Ipora/GO 1×2 Cuiabá (ida)
VOLTA: Cuiabá 0x1 Ipora/GO (6×5 pênaltis) (volta)
• Quartas de final:
IDA: Costa Rica EC/MS 1×1 Cuiabá (ida)
VOLTA: Cuiabá 2×1 Costa Rica EC/MS (volta)
• Semifinais:
IDA: Goiás 1×0 Cuiabá (ida)
VOLTA: Cuiabá 2×1 Goiás (4×3 pênaltis) (volta)