Hoje (21/01), vamos fazer uma checagem nos atuais elencos dos 16 principais times de São Paulo no momento
EC Água Santa:
O time contou com a sorte (podemos dizer assim) e herdou a vaga do Red Bull que se juntou ao Bragantino, pois ficou em terceiro lugar na Série A2, para não repetir o campanha de 2016 e ao menos ficar na divisão de elite, investiu forte com a presença de Marcos Assunção (coordenador técnico). O treinador é Fernando Marchiori.
Principais nomes: O goleiro Giovanni (ex-Paysandu), o lateral-direito Luis Ricardo (ex-Figueirense), o zagueiro Naylhor (ex-Botafogo-SP), o volante João Vitor (ex-Coritiba), o meia Dadá Belmonte (ex-Ponte Preta) e o atacante Dinei (ex-Palmeiras).
Botafogo-SP:
Nos últimos anos, o time de Ribeirão Preto investiu forte (tanto que subiu da terceira divisão para pelo menos continuar tranquilamente na segundona). Mas o momento agora é de conter os gastos e pelo menos conseguir se manter na divisão de elite, para assim ter dinheiro para maiores investimentos na Série B. O treinador é Wagner Lopes.
Principais nomes: O goleiro Darley (ex-Tombense), o lateral-esquerdo Gilson (ex-Botafogo), o zagueiro Reginaldo (ex-Ponte Preta), o volante Ferreira (ex-São Caetano), o meia Rafinha (ex-Goiás) e o atacante Murilo Henrique (ex-Grêmio Novorizontino, foto).
Foto: Botafogo-SP.
Corinthians:
Um dos principais favoritos ao título, o Corinthians vem de uma nova reformulação, mas diferente de antes, as contratações foram pontuais e as dispensas foram mais aparentes (até Ralf e Jadson ficaram fora dos planos). Tiago Nunes, de 39 anos busca na equipe, a consolidação de sua carreira e aos poucos já implanta seu futebol mais ofensivo.
Principais nomes: O goleiro Cássio (foto), o lateral-direito Fagner, o zagueiro Gil, o volante colombiano Victor Cantillo, o meia Mateus Vital e o atacante argentino Mario Boselli.
Foto: SC Corinthians Paulista.
Ferroviária:
O time de Araraquara parecia em uma situação normal, até pelo forte investimento. Porém a saída de Marcelo Vilar e a vinda de Sérgio Soares paira a incerteza do desempenho de elenco neste Paulista. Pesa a favor que nomes importantes neste ano, apareceram na última temporada com destaque.
Principais nomes: O goleiro Saulo (ex-Botafogo-PB), o lateral-esquerdo Euller (ex-CSA), o zagueiro Carlão (ex-Apoel Nicósia), o volante Higor Meritão (ex-Botafogo-SP), o meia Léo Artur (ex-Sport) e o atacante Caio Rangel (ex-Paraná).
Grêmio Novorizontino:
O técnico Roberto Fonseca já tem bons resultados pela equipe do Tigre e a tendência é continuar o trabalho de forma segura e assim possuir um elenco qualificado (tendo jogadores com rodagem até no banco) para as disputas da Série D, apesar das dificuldades de seu grupo (com a presença do Palmeiras), a briga pela próxima fase existe.
Principais nomes: O goleiro Oliveira (ex-Guarani), o lateral-esquerdo Paulinho (ex-Cuiabá), o zagueiro Bruno Aguiar (ex-Brasil de Pelotas), o volante Adilson Goiano (ex-Criciúma), o meia Higor Leite (ex-Londrina) e o atacante Thiago Ribeiro (ex-Cruzeiro).
Guarani:
O treinador Thiago Carpini (35 anos e ex-volante) é um dos mais novos do Brasil na área, mas já consegui livrar o Bugre de Campinas do rebaixamento para Série C. O time manteve uma base e conseguiu contratar bons nomes e assim já pensar no segundo semestre. Outro ex-atleta Michel Alves é coordenador-técnico da equipe.
Principais nomes: O goleiro Matheus Cavichioli (ex-Oeste), o lateral-direito Cristovam (ex-Ceará), o zagueiro Leandro Almeida (ex-Paraná), o volante Deivid (ex-Sport, foto), o meia Bady (ex-Figueirense) e o atacante Rafael Costa (ex-Botafogo-SP).
Foto: Guarani FC.
Inter de Limeira:
O multi-campeão Elano Blumer (enquanto jogador) terá um trabalho árduo no comando do time de Limeira, principalmente por possuir um elenco mais fraco em relação aos seus adversários. O primeiro objetivo é de pelo menos se manter na primeira divisão e no final, quem sabe uma vaga para a Série D.
Principais nomes: O lateral-esquerdo Daniel Vançan (ex-Remo), o zagueiro Roger Bernardo (ex-Rio Claro-SP), o volante Bruno Formigoni (ex-São Paulo), o meia Thomaz (ex-Paysandu) e o atacante Lucas Braga (ex-Cuiabá).
Ituano:
Vinicius Bergantin (39 anos) é outro da nova safra que se destaca no cenário do interior paulista, o time de Itu (cidade onde tudo é gigante) conseguiu o tão sonhado acesso à Série C e já pensa logo na vaga para segunda divisão, muito por isso monta seu elenco para o segundo semestre com bons nomes em todas as posições.
Principais nomes: O goleiro Pegorari (ex-Figueirense), o lateral-direito Jonas (ex-Cuiabá), o zagueiro Ricardo Silva (ex-América Mineiro, foto), o volante Marcos Serrato (ex-Vila Nova), o meia Paulinho Dias (ex-Athletico Paranaense) e o atacante Hugo Cabral (ex-CSA).
Foto: Ituano-SP.
Mirassol:
O treinador Ricardo Catalá terá a sua chance de mostrar o seu trabalho, em referência a elenco no nível do interior paulista (é um dos melhores, com nomes importantes do cenário nacional). Outro clube do estado que vai brigar forte no segundo semestre pelo acesso à terceira divisão se manter a base.
Principais nomes: O goleiro Kewin (ex-Red Bull Bragantino), o lateral-esquerdo Romário (ex-Vila Nova), o zagueiro Tiago Alves (ex-Ceará), o volante João Denoni (ex-Palmeiras, foto), o meia Camilo (ex-Chapecoense) e o atacante Rafael Silva (ex-São Bento).
Foto: Mirassol-SP.
Oeste Barueri:
O Oeste FC manteve o treinador Renan Freitas, porém o time que se manteve mais um ano na segunda divisão teve poucos remanescentes. Os nomes que estão vinculados com o Corinthians são a base provavelmente titular, mas ainda é muito pouco para conseguir ficar na primeira divisão paulista (reforços são necessários).
Principais nomes: O goleiro Caique França, o zagueiro Renan Fonseca (ex-Ponte Preta), o volante Guilherme Mantuan, o meia Mazinho (ex-Palmeiras) e o atacante João Paulo (ex-Ceará).
Palmeiras:
A Sociedade Esportiva Palmeiras está pautada em duas bases, o primeiro para retornar ao nível de campeão trouxe Vanderlei Luxemburgo e por segundo se desfez do grande elenco (jogadores com o nível parecido em todas as posições no ano passado), assim liberando vaga para os meninos da base e contratações pontuais (que virão ainda).
Principais nomes: O goleiro Weverton, o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, o volante Bruno Henrique, o meia Zé Rafael e o atacante Dudu (foto).
Foto: SE Palmeiras.
Ponte Preta:
Gilson Kleina permanece por mais um ano no comando técnico da Associação Atlética Ponte Preta, todavia em termos de elenco houve uma reformulação quase geral. O investimento ainda é pouco para quem quiser conseguir uma Taça do Interior ou chegar na final do estadual, o meio do caminho parece o provável destino.
Principais nomes: O goleiro Ivan, o lateral-direito Apodi (ex-Chapecoense), o zagueiro Cléber Reis (ex-Oeste), o volante Dawhan (ex-CSA), o meia João Paulo (ex-Avaí) e o atacante Roger (ex-Ceará).
Santos:
O português Jesualdo Ferreira chega com a força devida de um currículo campeão em três continentes diferentes (Europa, Ásia e África), ele agora se aventura no Brasil e montou um time que manteve a sua base e contratou para posições carentes de forma pontual. Com as bençãos do auxiliar-técnico Serginho Chulapa, o time vem forte para este ano.
Principais nomes: O goleiro Everson, o lateral-direito Madson, o zagueiro Luan Peres, o volante uruguaio Carlos Sánchez, o meia Evandro e o atacante Marinho (foto de capa).
São Paulo:
Fernando Diniz tem no Campeonato Paulista, a chance de conquistar um titulo para o clube (que não vem desde 2012), além disso de mostrar o seu trabalho e conseguir uma sequência tranquila perante a torcida. O tricolor é mais um dos grandes que não investiu em contratações e teve que resolver suas pendências externas com alguns jogadores.
Principais nomes: O goleiro Tiago Volpi, o lateral-direito espanhol Juanfran, o zagueiro equatoriano Robert Arboleda, o volante Liziero, o meia Daniel Alves e o atacante Alexandre Pato.