Recordista de participações, Peñarol tenta voltar a ser destaque na Libertadores
Dando prosseguimento na série de matérias sobre os clubes da Libertadores 2020, desta vez, contamos um pouco sobre o Club Atlético Peñarol, do Uruguai. Nesta sequência trataremos de contar um pouco sobre a história e o momento de todos os clubes não-brasileiros presentes na maior competição do continente.
- Leia a matéria anterior, sobre o Bolívar: clique aqui!
A HISTÓRIA
No dia 28 de setembro de 1891, nascia com nome de Central Uruguay Railway Cricket Club, o atual Club Atlético Peñarol. Todavia, o clube sempre foi chamado de Peñarol, devido à localidade em que fora criado. O clube foi criado graças a iniciativas de trabalhadores da Central Uruguay Railway Company of Montevideo, companhia férrea de origem inglesa que operava no país desde 1878.
A primeira partida oficial do Carbonero foi somente no dia 10 de junho de 1900, contra o Albion. O Peñarol saiu vitorioso, com o placar de 2 a 1. Porém, o clube não demorou a vencer seu primeiro campeonato, que foi conquistado no mesmo ano, começando assim a história vitoriosa do maior campeão uruguaio.
O Peñarol, só foi mudar oficialmente de nome em março de 1914, quando começou a se chamar Club Atlético Peñarol, nome cujo o clube é referenciado até os dias de hoje. O Carbonero é o maior campeão uruguaio, tanto na época amadora quanto na profissional. Totalizando os títulos de campeonatos nacionais são 52 conquistas, sendo 11 na era amadora e 41 na era profissional.
Um dos clubes mais gloriosos do continente, o Peñarol é também o clube uruguaio com mais títulos de Copa Libertadores, totalizando cinco conquistas. Além disso, venceu três vezes a Copa Intercontinental.
O ESTÁDIO – ‘LA CANCHA’
O Peñarol possui seu estádio próprio há mais de três anos. Inaugurado em 28 de março de 2016, o Estádio Campeón del Siglo, se tornou a casa do Carbonero desde então. Com capacidade para 40.000 torcedores, a construção do estádio custou cerca de 40 milhões de dólares e demorou pouco mais de dois anos (10 de fevereiro de 2014 – 28 de março de 2016).