|

ABC e Globo, o último sopro de calendário no futebol norte-rio-grandense

No último fim de semana, ABC e Globo duelaram e com o triunfo abcedista por 2 a 0, ambas as equipes foram rebaixadas e assim ficam na dependência de vagas no estadual para a Série D

 

O Rio Grande do Norte mesmo aos trancos e barrancos tinha o ABC (que transitava entre a segunda e a terceira divisão) e o América de Natal (chegou a estar entre os 20 maiores do país na Série A em 2007). Além disso, nos últimos anos apareceu o Globo, de Ceará-Mirim (um time de jovens que oferecia um fôlego e vislumbrava o crescimento do interior potiguar).

Todavia tudo saiu fora do planejado, na Série D o Santa Cruz de Natal ficou em último em um grupo que passaram Bragantino-PA e Floresta-CE, já o América foi mais longe ao ficar em primeiro lugar 6 e eliminar o América-PE na fase mata-mata, porém a Jacuipense-BA (subiu de divisão) tirou o sonho do Mecão de um novo acesso.

Na Série C, parecia que pelo menos um dos dois iria sobreviver a peleja, o ABC FC até contava com um elenco interessante (aos moldes da competição), todavia a troca de técnico constante deixava a equipe frágil. No final nomes como Joécio, Felipe Guedes, Dione, Wallyson (em muitos momentos o principal) e Moisés viram o rebaixamento de perto.

Pelo lado do Globo, apesar do rebaixamento a provável saída do atacante Negueba (autor de 8 gols na terceirona) é um alento em termos de dinheiro. Contudo, o futuro incerto e o elenco abaixo do que era pedido para o campeonatos servem como aprendizado. Não sabemos se atletas como o atacante Max ficarão, entretanto tem que se fazer uma reformulação total.

Para 2020, deve-se lembrar de resultados importantes que tiveram ao longo da caminhada do descenso. o ABC venceu o Náutico (2 a 0) e empatou também fora de casa (1 a 1), sendo que o Timbu foi o líder do Grupo A. Sobre o Globo triunfou sobre equipes como o Confiança (2 a 1) e o Ferroviário (2 a 0).

Foto de capa: ABC FC.