Dérbi Centenário: Palmeiras e Corinthians, o clássico dos clássicos
Esse ano o Dérbi mais disputado da capital paulista completa 100 anos, Palmeiras e Corinthians acumulam disputas e rivalidades emocionantes na história do futebol brasileiro. Próximo de completar o centenário, os times disputarão nessa quarta-feira uma partida que será válida pelo campeonato paulista. E a coluna Alviverde Imponente contará sobre a história deste clássico.
O primeiro Dérbi foi disputado em 06 de maio de 1917 e a vitória foi do Palestra, por 3 a 0 com os três gols marcado pelo jogador Caetano. Quebrando um placar de invencibilidade do rival. O então Palestra Itália, começava a construir sua história.
Na história dos clássicos disputados, o Palmeiras lidera o ranking de vitórias, com 125 ganhos, já o Alvinegro venceu 120 partidas, houveram 107 empates num total de 352 jogos. Outro fato marcante para a equipe Alviverde é o número de gols, o Palmeiras sai na frente com 508 gols e o Corinthians 467, de um total de 975 gols ao todo.

No dia 05 de novembro de 1933, foi aplicada a maior goleada do Dérbi. Com o placar de 8 a 0 para o Verdão, a partida foi válida simultaneamente pelo Torneio Rio-São Paulo e para o Campeonato Paulista.
No Campeonato Paulista de 1936, o até então Palestra Itália e Corinthians, disputaram pela primeira vez uma decisão de título, em três emocionantes partidas. Na primeira partida realizada no Palestra, o time da casa venceu o Alvinegro por 1 a 0. No segundo jogo, disputado no Parque São Jorge, as equipes não saíram do 0 a 0. E na terceira e última partida, o Palestra venceu por 2 a 1 e se consagrou campeão.

Durante a Segunda Guerra mundial o Palestra Itália, foi obrigado a trocar de nome por conta dos regimes da Ditadura Vargas. Passando a se chamar Palmeiras, atual nome do clube. Na primeira partida com o novo nome, o Alviverde perdeu por 4 a 1.


