|

Entrevista com Jonatas Belusso, atacante do América-MG

O jogador de 30 anos falou sobre sua carreira, experiências em outros centros, bons e maus momentos e o que espera para a temporada jogando no futebol mineiro. Confira agora a entrevista com Jonatas Belusso.

 
Jonatas Belusso chegou nesta temporada ao Coelho e reforça o time para o Campeonato Mineiro e a Série B 2019 (Foto: Divulgação).
 

1– Jonatas, você começou no interior do Paraná, na equipe do Toledo, em 2007 e depois passou por vários clubes, incluindo equipes estrangeiras da Coreia do Sul, Chipre e Arábia Saudita. Conte sua trajetória até o presente clube, o América Mineiro.

R: Isso, meu primeiro clube como profissional foi a equipe do Toledo em 2006, começando a atuar mais em 2007. Ali se iniciou minha trajetória dentro do futebol, que dia após dia me proporciona momentos que só ele pode nos trazer, onde já pude vestir diversas camisas no cenário nacional, como também atuar em outros continentes, conhecendo culturas e estilos de vida e futebol bem diferente do nosso.

 

2– Em sua carreira, você jogou em outros centros do futebol além do Brasil. Como foi a experiência em novos lugares com costumes e culturas diferentes? Qual dos países mais te marcou?

R: Uso a palavra fantástico. Isso resume a experiência. Lembro com muito carinho do Chipre, onde pude ser campeão da Supercopa em cima do Apoel, anotando o gol mais rápido do futebol local, feito com 8 segundos. Também tenho um carinho muito grande pela Coreia do Sul, país onde em uma temporada e meia fiz 19 gols, sem contar a qualidade de vida do país. Já a Arábia foi mais pela parte financeira, mas também foi ótimo aprender sobre a cultura e religião local.

 

3– Na Coreia do Sul, você teve uma boa passagem pelo Gangwon e pelo Seoul E-Land. Em 2017, no Brasil, outro ótimo momento na carreira jogando pelo Brusque e Londrina. Qual desses momentos você considera o melhor e por quê?

R: Foram três boas temporadas, muitos gols e assistências. Mas 2017 me marcou. Pude ser artilheiro do catarinense e eleito melhor jogador. Depois, na Série B pelo Londrina também jogando apenas um turno fiquei entre os artilheiros da competição. Então, foi um ano para não ser esquecido.

 
Resultado de imagem para Jonatas Belusso Londrina 2017
Belusso marcou 11 gols em 17 partidas pelo Londrina em 2017 (Foto: Banda B).
 

4– Em 2018, você foi para a Arábia Saudita, jogou no Vitória e acabou a temporada no Coritiba. Qual sua autoavaliação da última temporada e o que faltou para um ano melhor?

R: Realmente 2018 foi um ano difícil para mim. Quando consegui ter uma sequência, que foi na fase final do baiano, logo após o primeiro jogo do Brasileiro contra o Flamengo, tive uma fratura na canela e fiquei fora por 3 meses, perdendo espaço no Vitória. Fui emprestado ao Coritiba a pedido do técnico Eduardo Baptista, mas infelizmente com 5 jogos ele foi demitido e novamente perdi espaço com a troca de treinador. Foi um ano de luta e aprendizado.

 

5– Em 2019, está atuando pelo América Mineiro e marcou um gol até o presente momento. Apesar da queda na Copa do Brasil, como você vê o time para as outras competições: Mineiro e Brasileiro Série B?

R: Estou gostando muito do clube em si, feliz em estar aqui e fazer parte do projeto que pretende colocar de novo o clube na Série A. No momento, venho atuando pouco até pelo bom momento vivido pelo Júnior Viçosa. Mas sempre que sou acionado tenho dado meu melhor. Os números mostram isso, mesmo atuando somente 190 minutos, pude fazer 1 gol e 3 assistências. Isso mostra que estou preparado para quando for acionado. Estamos acreditando muito na força do grupo para conseguirmos o título estadual, respeitando as demais equipes mas acreditando em nós. E posteriormente na difícil Série B, pretendemos fazer uma boa competição, em busca do acesso. Essas são nossas metas.

 
Resultado de imagem para Jonatas Belusso América
Foto: América-MG.
 

6– Na vida profissional, você sonha em jogar por algum clube específico ou conquistar uma taça em particular? Se sim, qual?