Giro MF da Série B – rodada 6

A rodada 6 do Campeonato Brasileiro Série B 2020 começou na última sexta-feira e terminou nesse domingo. Foi a rodada com dois clássicos e vitória dos visitantes nos embates. O Paraná, que chegou a ser líder, agora está na quarta posição e o Cuiabá, no apagar das luzes, virou para cima da Chapecoense e assumiu a ponta da tabela. Só duas equipes seguem sem derrotas, o time de Mato Grosso e o Operário-PR. A rodada 7 começa nesta segunda-feira (31).

Oeste 0-2 Avaí

Em Barueri, o Oeste recebeu o Avaí para o jogo dos desesperados, onde as duas equipes vinham mal na tabela. Os donos da casa fizeram apenas dois pontos dos 15, já os visitantes têm três pontos de doze. Um jogo onde o resultado era mais importante do que o futebol que iria ser apresentado. O Avaí sabia disso, pressionou e logo cedo antes do 10 minutos, já estava vencendo. Já que o objetivo era vencer, independente de ter um futebol vistoso ou não, os visitantes logo em seguida recuaram e passaram a se defender. Apesar de ter a bola, o Oeste não agredia o Avaí sem ser de arremates de média distância, o time catarinense buscou o segundo tempo todo por um contra ataque para matar o jogo que veio apenas nos descontos. Leonan, que havia entrado fez um belo que garantiu a primeira vitória avaiana fora de casa.

Na abertura da rodada, o Avaí venceu o Oeste na Arena Barueri (Diogo Reis/AGIF)

Cuiabá 2–1 Chapecoense

A partida era uma das mais aguardadas da rodada, afinal, dois dos melhores times do campeonato se enfrentavam. O jogo aconteceu na Arena Pantanal e começou com muito equilíbrio, as duas equipes estavam muito bem postadas na defesa e esperando o erro adversário para marcar, o que aconteceu aos sete minutos da primeira etapa quando Paulinho venceu o marcador e abriu o placar para a Chapecoense, 1 a 0. O resto do primeiro tempo foi de muito equilíbrio e pouca inspiração ofensiva e assim continuou no segundo tempo, até que aos oito minutos os jogadores Hayner e Anselmo Ramon foram expulsos depois de se agredirem. Depois das expulsões a partida continuou sem inspiração e tudo indicava que não haveriam mudanças no placar, até que aos 48 minutos da segunda etapa o Cuiabá chegou ao gol de empate com o capitão Anderson Conceição e um minuto depois conseguiu a virada com Yago. Partida encerrado em 2-1 para o Cuiabá com uma virada histórica.

Virada no apagar das luzes deu a liderança ao Cuiabá (Márcio Cunha/Chapecoense)

Guarani 1-2 Náutico

Na sexta-feira, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, aconteceu o confronto entre Guaraní e Náutico. Os dois times entraram motivados, os três pontos significariam o distanciamento com a zona da degola. Mesmo jogando fora de casa, o time pernambucano foi quem ditou o ritmo do jogo, mas não conseguia converter em gols e no finalzinho da primeiro tempo, os donos da casa inauguraram o placar. No seguindo tempo, o Timbú voltou ainda mais focado, o que resultou no gol de empate aos 33 minutos. Com o placar igualado, o jogo voltou a pegar fogo e, no apagar das luzes, o alvirubro virou o jogo, dando números finais a partida e decretando a primeira vitória do time na competição.

Juventude 0-0 Botafogo-SP

A partido aconteceu às 11 horas da manhã do sábado no Estádio Alfredo Jaconi. O jogo foi extremamente equilibrado e as duas equipes se anularam completamente, foram 13 finalizações dos donos da casa contra 12 dos visitantes. A partida acabou virando uma prova de resistência, jogo pegado e de muita exigência física, o time que aguentasse mais provavelmente sairia com a vitória. Sem gols ao fim do confronto, o Botafogo ainda reclamou da arbitragem sobre um lance de pênalti não marcado. Com o 0 a 0, o Juventude chegou aos nove pontos e o Botafogo aos sete.

Em jogo na manhã de sábado no Alfredo Jaconi, empate em 0 a 0 (Fernando Alves/AGIF)

Vitória 1-0 Paraná

No último sábado, o Vitória recebeu o Paraná, no Barradão, em partida válida pela sexta rodada da Série B do brasileirão. O time baiano entrou precisava vencer para ir se aproximando do G4 e o time paranaense buscava a permanência na zona de classificação. O jogo foi bastante movimentando, com chances claras para os dois lados, mas o primeiro tempo terminou empatado. No segundo tempo, parecia que o roteiro seguiria o mesmo da etapa inicial, mas aos 21 minutos, o zagueiro Thales coloca a mão na bola, o juiz marca a penalidade que é convertida por Léo Ceará. O tricolor da vila ainda tentou igualar o placar, mas esbarrou em mais uma ótima atuação do goleiro Ronaldo.

Cruzeiro 1-2 América-MG

No Estádio Mineirão, o primeiro clássico da rodada e com vitória dos visitantes. O América não foi ameaçado muitas vezes durante os 90 minutos e soube bloquear as jogadas do Cruzeiro no primeiro tempo. O 1 a 0 veio com o zagueiro Eduardo Bauermann aos 26. Cinco minutos depois, a defesa celeste, pressionada pelo Coelho, se enrolou e Matheusinho recebeu a bola para fazer o 2 a 0. Na etapa final, o técnico Lisca recuou a equipe e buscou um contra-ataque para matar o jogo, mas ele não veio. A Raposa descontou com Arthur Caíke, de falta, aos 30 minutos e terminou assim, 2 a 1. Essa foi a primeira vitória do América em clássicos desde 2016.

Após o gol, o zagueiro americano homenageou o ator de Pantera Negra, Chadwick Boseman, que faleceu na última sexta-feira (Reprodução/SporTV)

Figueirense 0-0 Confiança

No mesmo horário do clássico mineiro, Figueira e Confiança se enfrentaram. A partida foi nivelada por baixo, um péssimo jogo de duas equipes, o destaque do jogo foi a estreia do técnico Elano no Figueirense. No primeiro tempo Sanchez tentou de muito longe mas nas mãos do goleiro, ainda na primeira etapa o goleiro do Confiança Rafael Santos se machucou e saiu no intervalo para a entrada de Jean. Na segunda etapa Elyeser perdeu uma oportunidade após demorar muito para chutar, já o Confiança botou uma bola na trave do goleiro Sidão.

Sampaio Corrêa 1-2 Ponte Preta

A partida de sexta-feira em São Luís levou a Macaca para o G4 da Série B. Os dois gols de pênalti de João Paulo, ainda no primeiro tempo garantiram a vitória do alvinegro, que não foi extremamente superior, com apenas quatro finalizações de cada equipe na primeira metade, os mandantes não conseguiram se aproveitar de 61% da posse de bola. No segundo tempo o Sampaio Corrêa voltou mais ofensivo (finalizando nove vezes, cinco delas no gol) e conseguiu diminuir o placar mas não evitou a derrota, na saída de campo o jogador Luís Gustavo reclamou da arbitragem por não ter apitado nenhum de três pênaltis para eles.

CSA 0-2 CRB

O clássico alagoano mostrou a superioridade do regatiano e além disso ocasionou a demissão de Eduardo Baptista e a vinda de Argel Fucks. O início do confronto foi sem grandes aspirações, mas aos 15 minutos no primeiro lance de perigo, gol do CRB, Reginaldo aproveitou o bate-rebate na área para abrir o placar. Com o resultado adverso, o CSA foi para cima e teve até chances de empatar, porém em outra jogada, Luidy aos 44 minutos fechou o placar com excelente finalização. O segundo tempo foi praticamente de tentativas do azulão, entre elas o pênalti defendido aos 43 minutos do segundo tempo por Victor Souza.

Operário 2-1Brasil-RS

De um lado, a surpresa fantasma, do outro a decepção xavante. No início do duelo, o Operário chegou em algumas oportunidades, de tanto procurar aos 17 minutos abriu o placar com Marcelo de rebote. Mas o que não se esperava era o empate em seguida do Brasil, o jovem Luiz Henrique de 19 anos marcou seu primeiro gol como profissional. No segundo tempo, duas substituições no clube paranaense e uma no gaúcho, no duelo de mudanças, o Operário foi bem. Aos 12 minutos, Douglas Coutinho faz o lance e Schumacher de letra marcou o segundo da agremiação. Após o tento, o time adversário não teve forças para reagir e assim o time de Ponta Grossa segurou bem o placar.

No Clássico da Multidões sem público, o CRB levou a melhor (Alison Frazao/AGIF)

Classificação

A Série B tem um novo líder, o ainda invicto Cuiabá (com um jogo a menos), com 13 pontos. Também sem derrotas, Operário-PR vem na sequência com doze pontos. Fechando o G4, Ponte Preta e Paraná, ambos com onze pontos. Fora do acesso, mas com a mesma pontuação, CRB e América. Vitória vem na 8ª posição com 10 pontos. A Chapecoense (com um jogo a menos) vem abaixo. Juventude com nove pontos e Botafogo-SP com setefecham a primeira parte.

Náutico está em 11° com sete pontos. Os catarinenses Avaí (com um jogo a menos) e Figueirense (com um jogo a menos) têm, respectivamente, seis e cinco pontos. Em 14ª, o Cruzeiro aparece com quatro pontos. Quatro equipes estão com três pontos: Guarani, CSA (com dois jogos a menos), Brasil-RS (com um jogo a menos) e Confiança (com um jogo a menos). Esses dois últimos abrem a zona de rebaixamento à Série C. Dois seguem sem vitórias, o Oeste com dois pontos e o Sampaio Corrêa (com dois jogos a menos), lanterna, com zero.

Confira os jogos da rodada 6 do Campeonato Brasileiro Série B 2020:

Segunda-feira (31)

Guarani e Oeste – 20h – Brinco de Ouro

Terça-feira (1)

Botafogo-SP e Cuiabá – 17h – Santa Cruz

Paraná e Ponte Preta – 19h15 – Durival Britto

Chapecoense e Juventude – 20h30 – Arena Condá

Náutico e Figueirense – 21h30 – Aflitos

Confiança e Vitória – 21h30 – Batistão

Quarta-feira (2)

América-MG e CSA – 16h30 – Independência

Avaí e Operário-PR – 16h30 – Ressacada

CRB e Sampaio Corrêa – 19h – Rei Pelé

Brasil-RS e Cruzeiro – 21h30 – Bento Freitas

Texto por: Caio RibeiroGabriel Neri, Jean LucasLucas MedeirosMarco SousaRoberto GattiTomaz Morais

Redação MF

As maiores e mais importantes notícias do Futebol você encontra aqui, seja qual for seu time!

Últimos Posts

Pedrinho encerra 2024 com jogo beneficente em São Paulo

No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…

18 de dezembro de 2024

Rhuan comemora marca histórica na carreira em 2024

O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…

28 de novembro de 2024

Breno Teixeira marca primeiro gol pelo Cherno More e reforça ambição por vaga na Champions

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…

28 de novembro de 2024