Baú do Galo – O maior roubo do futebol brasileiro
Créditos: Eurico Dantas / Agência O Globo
Qualquer atleticano que nasceu após o ano de 1981, cresceu odiando o Flamengo e José Roberto Wright (odeio falar esse nome). O absurdo ocorrido na Copa Libertadores em 1981, que decidia qual time se classificaria para as fases finais, chega a beirar o ridículo e até hoje é destacado como o “Maior Roubo da História do Futebol Brasileiro”.
Antes de falar sobre o jogo de 1981, devemos voltar um ano antes, em 1980, final do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Atlético. A decisão foi polêmica. O arbitro José Assis Aragão, expulsou o atacante Reinaldo, por ter reclamando de um impedimento mal marcado, que realmente não estava impedido. No momento da expulsão o jogo estava empatado em 2 a 2, resultado que daria o titulo para o Galo, pois havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0, com a expulsão do craque do time, o Flamengo cresceu e conseguiu marcar mais um gol, dando a vitória e o titulo para o Flamengo.
Agora vamos para 1981, o jogo era pela Copa Libertadores da América, primeira fase, no grupo 3 que contava com Atlético Mineiro, Flamengo, Olímpia e Cerro Porteño. O Galo e Flamengo terminaram empatados, cada um com 8 pontos e por isso foi preciso fazer um novo jogo em campo neutro para definir o classificado para as semifinais.
Os dois times decidiram realizar a partida no estádio Serra Dourada, em Goiânia. As polêmicas começaram antes do jogo, com o arbitro Jose Roberto Wright viajar e se hospedar junto com o time do Flamengo.
Logo no inicio da partida, dava pra perceber que queria derrubar o Atlético no apito. Aos 10 minutos do primeiro tempo, o atacante Reinaldo (Sim, o mesmo que foi expulso no ano anterior na final do Campeonato Brasileiro), fez uma falta em Zico e imediatamente o arbitro mostrou o cartão vermelho para o atacante. Reinaldo ficou sem entender e tentava argumentar com Wright, mas de nada adiantou, mas essa foi o começo das expulsões, não demorou muito para que Éder fosse expulso em uma nova falta. Com 9 jogadores em campo, seria difícil vencer a equipe do Flamengo, o técnico alvinegro Carlos Alberto Silva armou o time na defensiva, mas mesmo com jogadores em maior número, o time carioca não conseguiu marcar.