Baú do Galo – Um clube, duas seleções

Créditos: Galo de Prata

Atlético 3×2 Iugoslávia (1968)

O Atlético foi um dos poucos times a receber convite para representar a seleção brasileira em um amistoso internacional.

O adversário era a tradicional Seleção da Iugoslávia, naquela época era considerada uma das melhores seleções do mundo. Na década de 1960, viveu um período de grande destaque, quando seu time era composto por jogadores que eram destaques nos principais clubes da Europa.

A data foi 19/12/1968, poucos dias antes, a seleção completa de craques como Pelé, Carlos Alberto Torres, Rivellino, Tostão, empatou com a Iugoslávia no placar de 3 a 3. Ninguém acreditava na vitória alvinegra, tendo em vista que a seleção completa não havia conseguido vencer.

A partida começa e aos 8 minutos de jogo a Iugoslávia já vencia 2 x 0 . A partir daí só deu Galo, aos 32′ Vaguinho diminui e aos 45′ Amauri Horta deixa tudo igual. Começa o segundo tempo e Ronaldo , decreta a vitória do Galo por 3 x 2.

O Galo fez o seu papel e vingou a seleção.

http://www.campeoesdofutebol.com.br/
http://www.campeoesdofutebol.com.br/

Atlético 2×1 Seleção Brasileira (1969)

Galo Digital
Galo Digital

O Estádio Mineirão viveu uma das suas noites mais incríveis em toda sua historia no dia 3 de setembro de 1969. Em comemoração a classificação para a Copa do Mundo de 1970, a seleção brasileira enfrentaria o Clube Atlético Mineiro, com as cores da Federação Mineira de Futebol (FMF). O time alvinegro teve a oportunidade de ser um dos adversários da seleção que venceria o tricampeonato mundial no México.

Antes do amistoso, a seleção canarinho vinha de ótimos resultados nas eliminatórias, foram seis jogos e seis vitórias, com 23 gols marcados e apenas 2 sofridos. O Atlético, por sua vez, também vivia um bom momento, com a formação da base que seria campeão brasileiro em 1971.

Para muitos jogadores daquela geração, o jogo se tornou um dos mais importantes de suas vidas, o atacante Dário resumiu dizendo: “Foi o dia em que o Galo ganhou da melhor seleção de todos os tempos”.

Mineirão lotado, com mais de 70 mil torcedores, viu Amauri Horta abrir o placar para o Galo aos 42 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Pelé empatou aos 5 minutos e Dário fez o gol da vitória para o Atlético aos 20 minutos.

Depois da vitória alvinegra, foram proibidos jogos amistosos de equipes brasileiras com a Seleção.