Parabéns, Clube Náutico Capibaribe, pelos 117 anos!
Parabéns, Clube Náutico Capibaribe! Em 07 de abril de 1901 teve sua fundação de forma oficial. Inicialmente, apenas um clube de remo. Posteriormente, o maior campeão estadual com seis títulos em sequência. Além de um vice campeonato brasileiro (perdendo a final para o Palmeiras). Passou por um momento conturbado politicamente, deu a volta por cima.
Na década de 90, outra sequência ingrata sem títulos, momento político horrível. Egos inflados e o clube em segundo plano. No início dos anos 2000, três títulos em quatro anos e parecia que tudo ia mudar. Novamente, mais de uma década sem levantar taças.Porém, desta vez, com expressividade nacional, ficando alguns anos na série A do Campeonato Brasileiro. E mesmo quando era rebaixado, no ano seguinte era favorito ao acesso.
Entretanto, novamente os egos foram maiores que o clube, saída do Estádio dos Aflitos para a Arena de Pernambuco e má administração. Resultado? Rebaixamento vergonhoso em 2013, para série B , com uma das piores campanhas da história. Troca de comando em 2014, a oposição vence. Entretanto, a falta de dinheiro e o afastamento de parte da torcida, não ajudaram. Em dois anos, voltou a situação e mostrou melhoras, ficou muito perto do acesso por 2 anos seguidos(2015 e 2016).
Em 2017, um novo golpe. A administração desastrosa, dívidas, remontagem de time com a série B em andamento, venda da sua maior jóia para o exterior e o rebaixamento à série C . Porém, esse timbu parece mais uma fênix (ave mitológica que ressurge das cinzas).
Nova presidência(assumiram Edno Melo e Diógenes Braga), austeridade, comprometimento e quase cinco meses após ser rebaixado, o Náutico está na final do Campeonato Pernambucano 2018 enfrentando o Central. Além disso, vendeu todos os ingressos dessa final, com seis dias de antecedência ao jogo(38.880 ingressos). O timbu também é o único representante de Pernambuco na Copa do Brasil 2018. Santa Cruz, Sport e Salgueiro já foram eliminados.
Como já diz o hino: “vermelho de luta, branco de paz, quem olha não esquece jamais!”. O torcedor alvirrubro é guerreiro, sofrido, mas ama incondicionalmente esse clube. Já tivemos choro de tristeza e de alegrias. Mas, nunca abandonamos.