América x Flamengo: O dia do Adeus?

Nesta quarta feira (16), o América enfrenta o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão, ás 21:45 horário de Brasília. Pode ser a despedida do Coelho na competição, que além da vitória precisa secar outros 2 adversários para não ser matematicamente rebaixado. Os jogadores do América perante essa situação na tabela, não demonstram ter jogado a toalha, visto claramente nas entrevistas no decorrer da semana. A equipe chegou a treinar 2 períodos durante a semana e os jogadores se mostram bastante empolgados para a partida, lembrando que o América não perde em BH como mandante há 4 jogos. O Coelho não terá a presença do jogador Matheusinho que se lesionou na ultima partida, sendo até cortado da Seleção Brasileira sub 20 onde participaria dos amistosos. A previsão de volta do jogador é para 2017.

 

Poderia ter sido diferente:

A situação poderia ser outra se a equipe tivesse voltado com o resultado positivo do Recife na ultima rodada contra o Santa Cruz, adversário direto contra a degola. Mas não foi o que aconteceu. Revés contra a equipe coral e a volta para a lanterna da competição. Com tal resultado, o América precisa somar todos os pontos possíveis e só poderia alcançar 39 pontos, pontuação que decreta rebaixamento se comparado aos anos anteriores.

Um motivo que causou bastante alvoroço durante semana foi a venda de mais um mando de campo do América, que passou a partida para o estádio do Mineirão. Torcedores da maior torcida do Coelho, a Barra UNA, mostraram bastante indignação nas redes defendendo o fato de possuir estádio e fazer valor o verdadeiro fator casa, mas não foi o que aconteceu. A diretoria chegou até anunciar a venda de ingressos para o independência, mas durante a semana houve o contato e a proposta de empresários para que a partida passasse para o Mineirão, que foi acatada pela diretoria. O Flamengo terá a maior parte da carga dos ingressos, outro fato que gerou bastante revolta de seus torcedores.

 

Planejamento 2017:

 

Visto que o rebaixamento é óbvio, a diretoria já se movimenta para a Temporada 2017, mas primeiro enxugando o elenco antes de ir ao mercado. O jogador Pablo foi mais um a deixar o elenco alviverde, tendo sua rescisão especulada já na imprensa há algum tempo. Jogadores como João Ricardo, Danilo, Messias, Roger, Matheusinho dentre outro que possuem contratos mais longos que não se encerram ao final desta temporada, demonstram interesse em permanecer na equipe e disputar a virtual Série B que deve ser o Brasileiro que a equipe disputará no próximo ano. Alguns jogadores como o meia Juninho já foram procurados pela diretoria para renovação, mas ainda esta em curso a negociação entre ambos. O técnico Enderson Moreira já deixou claro que irá aproveitar mais da base na próxima temporada, inclusive já tem convocado jogadores que viram dos juniores, valorizando a base do América que sempre revelou jogadores e deve seguir tal processo.