Nesta rodada o Arsenal enfrentou o surpreendente Watford, que não é um dos 6 grandes clubes da liga, mas subverte essa hierarquia nessa temporada. Com a vitória, os gunners passaram o adversário e estão na quinta colocação a 4 pontos da liderança. Como se não fosse o suficiente, é a quinta vitória seguida da equipe do norte de londres. Mesmo diante saldo tão positivo, a maioria dos torcedores deveria se preocupar com o revelado pelo último jogo.
Minutos antes do fim do primeiro tempo, o primeiro abscesso: Cech lesiona o antebraço. Estará fora talvez por 2 ou 3 semanas. Seu substituto, Leno, não falhou. Porém não opera milagres como seu titular. Em dois lances, não fosse por má finalização, o Watford quase abriu o placar e o jogo teria sido outro. Claro, chegaram outras vezes ao gol, mas aí Leno cumpriu sua função. No último jogo, ficou claro a dependência do Arsena com Cech. O sistema defensivo é primitivo, sobrecarregado e muito exposto. Com muita frequência o arqueiro tcheco salva o dia (como lhe convém).
Apesar do domínio da posse de bola (o dobro em relação ao rival), a equipe de Unai Emery não conseguiu fazer algo com esse domínio. O Watford chegou mais vezes e criou chances mais capitais. O placar pode induzir quem não viu o jogo ao erro. O primeiro gol foi contra. Cathcaart tem feito um ótimo campeonato, mas em uma fatalidade fez gol contra. É algo metafísico, inexplicável, longe dos méritos de Emery, seu sistema e seus jogadores.
Posto essas ressalvas, pode-se dizer: o Arsenal é candidato a candidato ao título. Evolução importante para quem estava dado como rebaixado nas três primeiras rodadas. Lacazette, Aubameyang, Xhaka, Torreira e Ramsey estão fazendo um campeonato excelente e têm condições de deixar o time sonhar. Mas isso não ocorrerá mediante o péssimo sistema defensivo de Emery. É prudente, por enquanto, manter as expectativas baixas.
No próximo dia 28 de dezembro, o atacante Pedrinho organizará um jogo festivo entre os times “Amigos do Pedrinho” e…
O lateral-direito Rhuan, do Vila Nova, fez em 2024 a temporada com o maior número de jogos da carreira desde…
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Breno atuou em várias posições do meio-campo e também até como centroavante, ao…