Arsenal Mikel Arteta

O promissor começo de trabalho de Mikel Arteta no Arsenal

Mikel Arteta foi anunciado como novo treinador do Arsenal no dia 20 de dezembro de 2019, após demissão de Unai Emery. Em pouco mais de oito meses de trabalho, os primeiros frutos começam a aparecer com resultados e futebol jogado. Não é só o “resultadismo”, a equipe comandada pelo espanhol tem uma identidade e padrão.

A bagunça de outrora se transformou em um estilo seguro, eficiente e que traz resultados. Se na Premier League 2019/20 o Arsenal prosseguiu oscilando e terminou apenas em oitavo, com 56 pontos, na FA Cup derrubou gigantes e foi campeão com autoridade, em partidas que não era considerado o favorito. A temporada 2020/21 já começa com o pé direito: os gunners venceram o Liverpool neste sábado (29), em Wembley, pela Supercopa da Inglaterra.

Os dois grandes jogos de Arteta no comando do Arsenal são os emabtes na semifinal e final da Copa da Inglaterra. Contra o Manchester City de Pep Guardiola, seu grande tutor, os gunners neutralizaram as ações ofensivas dos citizens, que pouco produziram. Com um ótimo sistema defensivo, De Bruyne e companhia não encontraram espaços para produzir. Na fase ofensiva, o equipe de Londes foi letal nas transições e quebrou as linhas do adversário com certa facilidade. Aubameyang aproveitou as chances e marcou dois gols.

Na final, contra o Chelsea, o cenário foi parecido: firmeza defensiva e transições verticais. O Arsenal saiu perdendo, com um gol de Pulisic aos 5 minutos do primeiro tempo. Os gunners mostaram resiliência e força psicológica para continuar no jogo e impor seu estilo. Aubameyang empatou ainda na primeira etapa, e ainda marcou o da vitória no tempo derradeiro. 2 a 1 e o título merecido.

Arteta mostrou que consegue se adaptar nas variáveis apresentadas durante os jogos. Sem se prender exatamente na busca incessante pela posse de bola como seu tutor Guardiola, ele procura entender a melhor proposta dentro de um jogo. Com isso, o Arsenal já tem uma identidade própria e um futebol que permite a torcida sonhar com uma ótima temporada 20/21.

Sem a presença na Champions League, o Arsenal entra como um dos favoritos ao título da Liga Europa. Na Premier League, apesar da evolução, não terá forças para brigar pela conquista com Liverpool e Manchester City — e talvez Chelsea. O objetivo passa a ser o G4, algo que não alcança desde 15/16, quando terminou na vice-liderança com 71 pontos.