Opostos Nerazzurris

Na ultima rodada da Champions League, os últimos times italianos, a Inter e a Atalanta, lutavam pela vaga em seus grupos e tiveram finais totalmente opostos

Com a ultima rodada da fase de grupos, Atalanta e Inter sonhavam com o mesmo objetivo: a classificação para as oitavas de final da competição, e para isso, ambas precisavam ganhar seus duelos.

Para o time de Bérgamo, o desafio era diante o badalado e jovem Ajax na Johan Cuyff Arena, casa dos Holandeses. Em um jogo pegado e dificil, onde ambos os times lutavam pela vaga, Luis Muriel aproveitou para marcar o gol que daria a vitória magra e a classificação para os visitantes, aos 85′, no final da partida. Antes, o meia Ryan Gravenberch foi expulso, deixando os donos da casa em uma situação delicada. Com isso, a Atalanta se classificou no grupo D em segundo lugar com 11 pontos, atrás apenas do líder Liverpool, com 13.

Ja o desafio do gigante de Milão era um pouco mais complicado. Em um grupo totalmente imprevisivel, com Shakthar, Real Madrid e o Borussia Monchengladbch, a Inter chegou na ultima rodada precisando vencer o time ucraniano em casa, no San Siro, e torcer para o jogo na Espanha entre Real Madrid e Monchengladbach não terminasse em empate.

O jogo em Madrid estava indo bem, 2×0 para os espanhóis, o que dava a Inter metade da classificação. Porém, a outra metade dependia apenas do time italiano, e é ai que estava o problema. Dependendo apenas de si para avançar, o time comandado por Antonio Conte, ficou no empate em 0x0 em casa com os ucranianos, o que levou a Inter a um dos maiores vexames de sua historia.

Pela primeira vez em seus 112 anos, o time de Milão foi eliminado na fase de grupos em último de seu grupo, sem conquistar nem a vaga para a UEFA Europa League. O time tricampeão amargurou a lanterna do grupo B, e ficará de fora de todas as competições continentais na temporada atual. Para muitos, essa eliminação está totalmente nas mãos de Antonio Conte, o esquentadinho e teimoso comandante italiano, que demorou a fazer alterações no time e no esquema tático, e colocou o meia Christian Eriksen apenas aos 85′ de jogo, gerando muita polemica e revolta por parte da torcida Nerazzurri.

Para a torcida, Antonio Conte deve ser mandado embora já na próxima janela de verão, porém para o grupo de investidores chines, o treinador é valioso, possui hoje o maior salário do campeonato italiano, e possui um projeto vitorioso para o futuro do clube.

A Atalanta segue viva na competição em seu segundo ano de participação enquanto sua rival, a Internazionale amarga a terceira eliminação seguida na fase de grupos. O quão longe essas equipes ainda podem chegar na temporada?