| |

Athletico-PR vence o Peñarol em Montevidéu por 2 a 1 e abre vantagem no confronto de semifinal da Sul-Americana

Nesta quinta-feira(23), Peñarol e Athletico-PR se enfrentaram no Estádio Campeón del Siglo, em jogo válido pela semifinal da Copa Sul-Americana 2021. Com a vitória de 2 a 1, a equipe comandada por Paulo Autuori (que hoje teve Bruno Lazaroni a beira de campo por Autuori estar suspenso) abre boa vantagem para chegar a final da competição.

1º Tempo

Imagem
Gol de bicicleta de Terans. Foto: Divulgação/ CONMEBOL

Na primeira etapa, o Athletico abriu o placar com um minuto de jogo. Após o time visitante pressionar a saída de bola da equipe uruguaia, Marcinho recuperou a bola e passou para Nikão, que cruzou na área para Bissoli desviar e encontrar Terans mandando de bicicleta para o fundo do gol. O rubro-negro paranaense manteve o domínio da partida durante os 10 primeiros minutos de jogo, após o gol, Terans teve nova chance aos 9 minutos, com chute pela esquerda, que foi interceptado por Carlos Rodríguez.

Imagem
Álvarez Martínez comemora seu gol. Foto: Divulgação/ CONMEBOL

Após o susto dos 10 minutos iniciais, o Penarol se recuperou do baque e se reestruturou em campo, dando equilíbrio a partida. Aos 11 e aos 13 minutos, o time mandante teve chances em cabeceios de Canobbio e Facundo Torres, mas que foram defendidos por Santos. Aos 21 minutos, Facundo Torres recebeu livre na esquerda e cruzou na área, após a bola passar por Richard, que escorregou, Álvarez Martínez venceu disputa com Zé Ivaldo e conseguiu tocar para o gol antecipando a saída de Santos e empatou o placar. A equipe uruguaia teve chance de virar aos 25 e 26 minutos com Canobbio e Álvarez Martínez, mas na primeira Santos defendeu e na segunda a bola foi por cima do gol.

A partir dos 30 minutos, os times baixaram a intensidade e não criaram mais chances claras de gol, deixando a resolução do jogo para o segundo tempo.

2º Tempo

Imagem
Pedro Rocha comemora seu gol. Foto: Staff Images / CONMEBOL

Na etapa final, foram poucas emoções nos primeiros 30 minutos. A principal chance de do Peñarol foi em chute Carlos Rodríguez aos 6 minutos, mas que foi defendido por Santos. A partir dali, houve muita disputa e poucas chances criadas.

Aos 29 minutos, Pedro Rocha desempatou a partida com um belo gol, após aproveitar a sobra de falta cobrada por Nikão na intermediária que foi afastada pela zaga aurinegra. O atacante, que entrou no lugar de Terans, encheu o pé e mandou para o fundo da rede.

O gol trouxe novos ânimos ao jogo, fazendo o Peñarol se lançar ao ataque em busca do empate. Aos 35 minutos, Álvarez Martínez cabeceou com perigo após escanteio e mandou a bola por cima do gol. Aos 49 minutos, o mesmo Álvarez Martínez chutou forte da entrada da área, mas Santos realizou grande defesa. Apesar do grande volume no final da partida, o Peñarol não conseguiu chegar ao empate.

Como fica?

Com a vitória, o Athletico pode até perder por 1 a 0 na Arena da Baixada que se garantirá na final da competição, enquanto o Peñarol precisa de qualquer resultado superior a 2 a 1. Uma eventual vitória por 2 a 1 do Peñarol leva a disputa para os pênaltis.

O jogo de volta será na Arena da Baixada, na próxima quinta-feira, às 21h30. Quem se classificar, enfrentará Libertad ou RB Bragantino na final.