Atlético anuncia acordo para quitar divida milionária
O Atlético informou hoje em nota oficial, que chegou a um acordo para pagar a dívida que tem com empresário patrocinador do clube
Com uma nova presidência e nova gestão nesse ano, o Galo vem dando show não só dentro de campo, como também do lado de fora. Na tarde de hoje (09), o clube anunciou em nota oficial, que chegou a um acordo “histórico” para o pagamento de uma antiga dívida com o empresário Ricardo Guimarães, dono do banco BMG, ex-presidente do Clube, conselheiro grande-benemérito e um dos maiores apoiadores financeiros do Galo, há muitos anos.
Nos valores atuais, a dívida do Clube com a família de Ricardo Guimarães chegaria a 247 milhões de reais. Contudo, o empresário concordou em assinar, posteriormente, aditivos nos quais concedeu importantes descontos. Considerando a aplicação dos encargos previstos nesses aditivos, o valor atual da dívida seria de 155 milhões de reais.
Mas com o acordo entre as parte, a dívida total fica ainda menor, em 85 milhões de reais. Além da retirada dos encargos (que elevariam a dívida em, no mínimo, 50 milhões), foi concedido desconto adicional de 20 milhões de reais.
O clube anunciou que o pagamento será feito da seguinte forma:
- 3,9 milhões de reais em quatro parcelas anuais: a primeira de 900 mil, em julho de 2021; e as outras três de um milhão, sempre no mês de julho, em 2022, 2023 e 2024;
- 16,1 milhões de reais em 92 parcelas mensais de 175 mil, sendo a primeira e a segunda em junho de 2021;
- 65 milhões de reais serão quitados através da cessão do direito ao patrocínio máster da camisa do time profissional masculino, pelo período de 6,5 anos, a partir de janeiro de 2022, o que equivale ao investimento de 10 milhões de reais por ano de patrocínio. Esse período poderá ser reduzido ou ampliado, de acordo com a valorização do patrocínio máster. O período máximo para o caso de ampliação é de 9 anos.
Ricardo Guimarães passou pelo clube no período de 2001 a 2006. Mas atualmente, o empresário faz parte do grupo de investidores do clube, os 4Rs, e do colegiado administrativo do clube.