Atlético Mineiro, o primeiro Campeão dos Campeões

Vamos relembrar as conquistas do Galo no primeiro torneio oficial nacional em 1937, A Copa dos Campeões Estaduais de 1937 e na Copa dos Campeões de 78.

Em seu hino, o Atlético Mineiro se diz “Nós somos campeões dos Campeões, Somos o orgulho do Esporte Nacional…”. Mas a que se refere essa alcunha de Campeão dos Campeões que esta em seu hino?

Por isso vamos falar hoje sobre as duas taças conquistadas pelo Galo, a primeira em 1937, a Copa dos Campeões Estaduais e a segunda é a Copa dos Campeões de 1978.

Tudo começou em 1937, quando a então chama FBF, Federação Brasileira de Futebol, decidiu por criar um torneio com os atuais campeões estaduais campeões das federações profissionais filiadas. Na época, a FBF era rival da então CDB (Confederação Brasileira de Desportos) e lutava pela profissionalização do futebol no país.

Esse Torneio dos Campeões foi realizado então com os times vencedores dos campeonatos estaduais campeões das federações profissionais filiadas a FBF. Era o Galo o campeão mineiro de 1937 e disputou contra outros times tradicionais do cenário do futebol brasileiro, como o Fluminense do Rio de Janeiro, a Portuguesa de São Paulo, o Rio Branco do Acre, e dois clubes convidados como o Aliança de Campos dos Goytacazes e um time formado pela Marinha brasileira.

Com o favoritismo todo para os campeões do Rio, São Paulo e Minas, a final acabou sendo disputada por Fluminense, que era o mandante do torneio, e o Galo. O jogo final foi realizado no Rio de Janeiro e o Atlético se sagrou o “primeiro Campeão Brasileiro” diante o Fluminense.

” O Clube Atlético Mineiro conquistou para Minas Gerais o título de Campeão Brasileiro”
Estado de Minas, 4 de fevereiro de 1937

Em 1978 o Galo voltou a levantar o título de Campeão dos Campeões, porém dessa vez em um torneio diferente. Dessa vez realizada pela CDB, a atual mandante do futebol brasileiro e organizadora dos torneios, surgiu a segunda competição nacional, que seria entre os campeões brasileiros de 1971 em diante. Com isso, Atlético campeão de 71, São Paulo campeão de 77 e Vasco campeão de 74 foram os participantes da competição. O Palmeiras bicampeão de 72/73 e o Inter também bicampeão de 75/76 não participaram. No caso do alviverde foi uma alegação de cansaço físico de seus atletas, enquanto os colorados foram barrados por punição da própria CDB.

O campeonato então foi realizado com as tres equipes, Atlético, São Paulo e Vasco, em um sistema de semifinais entre Vasco e Atlético, e a final diante o atual campeão brasileiro, o São Paulo. Na campanha o Galo bateu o Vasco por 2×1 na ida e um empate de 1×1 garantiu a classificação mineira na semifinal.

A grande decisão diante o Tricolor Paulista foi uma reedição da final brasileira do ano anterior, 1977, onde o invicto e embalado time mineiro foi superado nos pênaltis pelo time paulista. Porém dessa vez foi diferente. Em outro empate sem gols e em uma nova disputa de penalidades, os mineiros se vingaram e venceram por 4×2, e se sagraram novamente os Campeões da Copa dos Campeões do Brasil.

Ambos os títulos ficaram eternizados no hino alvinegro e marcaram a geração de ouro, o orgulho do esporte nacional.