Atlético quebra tabu de 11 anos sobre o Grêmio com hat-trick de Keno e se isola na liderança do Brasileirão

Com direito a ‘rua de fogo’ da torcida na chegada da delegação atleticana, ao Mineirão, o Atlético recebeu o Grêmio, na noite deste sábado (26), para tentar mudar o péssimo retrospecto contra o tricolor gaúcho nos últimos anos em Campeonato Brasileiro.  

A vitória por 3 a 1, entretanto, além de isolar o alvinegro na liderança do Brasileirão, também foi a responsável por quebrar um tabu de 11 anos sobre o tricolor gaúcho. A última vitória do Atlético sobre o Grêmio no Mineirão havia sido em 2009. 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

PRIMEIRO TEMPO

Como era esperado, o time de Jorge Sampaoli propôs o jogo e levou pressão a meta de Paulo Victor desde os minutos iniciais de jogo. Logo aos 5′, Keno já finalizava com perigo e dava indícios de como a partida se desenharia dali em diante. 

Aos 10′, entretanto, o atacante não desperdiçou a chance e abriu o placar no Mineirão. Após receber na entrada da área, Keno cortou a marcação e chutou rasteiro; Paulo Victor ainda tocou na bola mas a mesma já tinha entrado. O gol do camisa 11 também foi o de número 2000 do Atlético em Brasileirões.

— Atlético (@Atletico) September 27, 2020

Após o gol, a pressão alvinegra se intensificou, mas as chances perdidas também. Aos 22′, Keno cabeceou a bola em cruzamento de Savarino nas mãos do goleiro tricolor. 2′ depois, o venezuelano cobrou falta que desviou na barreira. Jair ainda teve chance aos 25′ e Guga em chute de fora da área aos 31′.

E o Grêmio que ainda não havia conseguido segurar a bola e jogar no campo de ataque, teve espaços cedidos pelos donos da casa e conseguiu levar certa pressão nos minutos finais da etapa inicial, de tal forma que Everson foi exigido em duas grandes defesas. A primeira, aos 42′, na cobrança de falta de Robinho; logo após, a segunda, 6′ depois, defendendo o chute de Diogo Barbosa. 

SEGUNDO TEMPO

Mas logo no início da etapa complementar, Keno fez valer toda a superioridade do Atlético no primeiro tempo e ampliar o placar no Mineirão. O atacante recebeu de Nathan, cortou a marcação e soltou a bomba para ampliar o placar. 

Mas menos de 5′ depois, o Grêmio diminuiu. Após cobrança de escanteio, Matheus Henrique serviu Isaque que completou para o fundo das redes.

A partida ficou ainda mais movimentada com uma reação do Grêmio. E quando o jogo parecia se complicar, o alvinegro marcou o terceiro para sacramentar a vitória no Gigante da Pampulha. Everson fez o lançamento para Keno, que avançou e tocou na saída do goleiro para fazer seu segundo hat-trick com a camisa do Atlético.