|

Atlético sofre apagão no 2° tempo, é derrotado pelo Bahia por 3 a 1 e cai para 3° no Brasileirão

Bahia e Atlético se enfrentaram, no Estádio do Pituaçu, na noite desta segunda-feira (19), em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O alvinegro, almejava o retorno a liderança da competição, mas voltou a repetir atuações distintas nos dois tempos e de virada, perdeu para o tricolor de aço por 3 a 1.

Além de ser a primeira derrota do Atlético para o Bahia na década, o alvinegro dá continuidade a um um jejum de vitórias de 17 anos contra o tricolor em Salvador.

Imagem: Felipe Oliveira/Atlético

PRIMEIRO TEMPO

Assim como já era esperado, a postura do Atlético desde o início foi a de ocupar inteiramente o campo do Bahia sobre muita intensidade e pressão. O alvinegro chegou a 70% de posse de bola e praticamente fez um jogo de um time só na etapa inicial em Salvador

Aos 12′, por exemplo, Keno chutou para a defesa de Douglas. 4′ depois, o camisa 11 arriscou de fora da área; a bola faz uma curva e saiu raspando a trave. No entanto, aos 20′, a bola finalmente entrou. Após cobrança de escanteio, Sasha ganhou de cabeça; Réver fez o pivô para Savarino estufar as redes do goleiro Douglas.

Imagem: Pedro Souza/Atlético

O Bahia, seguia observando o Atlético jogar, que por sua vez, dava seguimento a pressão e as chances perdidas no Pituaçu. Júnior Alonso, de cabeça, Arana, em cobrança de falta e Jair, também de cabeça, não conseguiram marcar e o placar se manteve no 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO

A pressão promovida pelo alvinegro, na etapa inicial, parecia permanecer em Salvador. No entanto, essa impressão não demorou a passar. O Galo diminuiu o ritmo e somando tropeços atrás de tropeços na falta de efetividade, desperdiçou inúmeras chances de aumentar a vantagem. O Bahia, por sua vez, equilibrou as forças e diferente dos comandados de Jorge Sampaoli, não falhou no último toque.

Nesse sentido, mais uma vez, “o quem não faz, leva” prevaleceu. Aos 23′, em cobrança de falta, Everson fez a defesa no chute de Gilberto; no rebote, Daniel empatou. 4′ depois, Everson salvou o alvinegro da virada. O goleiro defendeu o chute de Marco Antônio. Entretanto, aos 34′, Guga falhou no recuo, Gilberto roubou a bola e com o gol aberto à sua frente, virou para o Bahia.

Por fim, para sacramentar a reação do tricolor de aço, aos 43′, Gilberto recebeu a bola, partiu sozinho e tocou no canto de Everson: 3 a 1 em Salvador.

Imagem: Felipe Oliveira/Atlético

Em suma, com a derrota, o Atlético perdeu a chance de assumir a ponta do Brasileirão. O alvinegro estaciona nos 31 pontos e ocupa agora, a 3ª posição da tabela.

FICHA TÉCNICA

Bahia (3): Douglas, Ernando (Nino Paraíba), Lucas Fonseca, Juninho, Juninho Capixaba, Elias, Edson (Marco Antônio), Gregore, Ramon (Daniel), Fessin (Alesson) e Clayson (Gilberto)
Técnico: Mano Menezes

Atlético (1): Everson, Guga, Alonso, Réver (Igor Rabello), Arana, Jair, Alan Franco, Nathan (Sávio) Savarino, Keno e Sasha (Marrony)
Técnico: Jorge Sampaoli

Apitou no Pituaçu, Anderson Daronco, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau. O árbitro de vídeo ficou por conta de Daniel Nobre Bins.