Atlético vence, derruba invencibilidade do América e sai na frente por vaga na final do Mineiro

O segundo encontro oficial de Atlético e América, após a pausa do futebol devido a pandemia da Covid-19, aconteceu na tarde deste domingo, no Mineirão. A partida, válida pela semifinal do Campeonato Mineiro, marcou a conquista da vantagem alvinegra bem como o fim da invencibilidade do time de Lisca.

Imagem: Reprodução/Twitter/Mineirão
O JOGO

O time de Jorge Sampaoli dominou as ações da partida desde os primeiros minutos, apesar das primeiras finalizações não terem levado tanto perigo ao gol americano. Mas com a posse de bola, o Atlético foi se encaixando com o passar do tempo e superando a pressão na marcação alta do América, resultando em chances cada vez mais reais de gols.

O Galo atuava com profundidade pela esquerda, com Keno, mas foi da direita que o primeiro gol do jogo saiu. Aos 17′, Savarino sofreu falta; Arana cobrou na cabeça de Jair, que contou com falha do goleiro para fazer Galo 1 a 0.

Keno por pouco não acertou o ângulo do gol de Airton, aos 34′. Mas 5′ depois, após boa roubada de bola de Guilherme Arana, Marrony recebeu e cruzou para Nathan escorar e ampliar no Gigante da Pampulha.

O Galo voltou para a etapa complementar sem mudanças e com a missão de manter o mesmo nível da etapa inicial, o que não aconteceu no primeiro clássico. Entretanto, o América sofreu modificações e começou a aparecer no jogo. Aos 4′ já havia diminuído o placar. Após jogada pela esquerda, João Paulo cruzou para Ademir escorar e balançar as redes de Rafael.

O alvinegro desperdiçou chances com Keno, Hyoran, Nathan e até chegou a ampliar, aos 14′, com Marrony, mas o lance foi invalidado pelo árbitro devido a impedimento do atacante no lance.

O Atlético caiu de nível e não demorou muito para o América equilibrar a partida e se fazer mais presente no campo de ataque. Mas poucas oportunidades surgiram na reta final e o placar não foi modificado: Atlético 2, América 1.

Imagem: Reprodução/Twitter/Mineirão

A vitória deste domingo deixa o Atlético a um empate da final do Campeonato Mineiro. O rival América, por sua vez, se classifica com uma vitória por um gol de diferença no jogo de volta, pois joga com resultados iguais ou com o mesmo saldo de gols, devido a melhor campanha na fase classificatória.

AGENDA

Atlético e América voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (5), no jogo de volta das semifinais Estadual, às 21h30, no Independência.

FICHA TÉCNICA

Atlético (2): Rafael, Guga (Mailton), Alonso, Réver, Arana, Jair (Hyoran), Allan, Nathan, Savarino (Otero), Keno (Marquinhos) e Marrony.
Técnico: Jorge Sampaoli

América (1): Airton, Leandro Silva (Léo Passos), Messias, Eduardo Bauermann, Zé Ricardo (Geovane), Sávio (Matheusinho), João Paulo, Juninho, Felipe Augusto (Vitão), Ademir (Diego Ferreira) e Alê.
Técnico: Lisca

Apitou no Estádio Mineirão, Ronei Cândido Alves, auxiliado por Marcus Vinícius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira. O árbitro de vídeo ficou por conta de Emerson de Almeida Ferreira.