| |

Atlético vence o River no Monumental e sai na frente por vaga na semi da Libertadores

O Atlético visitou o River Plate no Monumental de Núñez, na noite desta quarta-feira, em partida válida pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. E no seu 100° jogo na história da competição continental, o alvinegro superou o El Millonario por 1 a 0, com gol de Nacho Fernández e saiu na frente por uma vaga na semifinal do torneio.

Foto: Pedro Souza/Atlético

O JOGO

O duelo começou da maneira esperada: uma forte pressão protagonizado pelo River. O clube argentino empurrava o Galo para trás e dificultava muito a saída de bola do time comandado por Cuca.

Dessa maneira, preso no seu próprio campo, a primeira boa chegada do Galo só aconteceu já aos 9′, após Nacho bater por cima do gol.

No entanto, a pressão inicial se estendeu basicamente por todos os primeiros 45′, com um amplo domínio argentino no duelo. Além da posse de bola e boas triangulações, o time de Gallardo obteve boas finalizações e obrigou o goleiro Everson a trabalhar muitas vezes durante o primeiro tempo. Aos 23′, na primeira grande oportunidade, os donos da casa carimbaram a trave do goleiro alvinegro.

Nesse sentido, o Galo não conseguia sair da pressão dos donos da casa, ficando muito preso no seu campo de defesa. Entretanto, quando conseguia sair, obtinha boas jogadas. Aos 36′, por exemplo, uma grandíssima oportunidade foi desperdiçada por Zaracho. No lance, o argentino recebeu de Mariano e mandou a bola a direita do gol.

Em noite de "lei do ex" no Monumental de Núñez, Atlético supera o River Plate com gol de Nacho Fernández e encaminha classificação na Libertadores
Foto: Pedro Souza/Atlético

No entanto, o alvinegro voltou totalmente diferente para a etapa complementar. Logo no primeiro minuto, Arana cruzou para Vargas obrigar o goleiro argentino a fazer uma boa defesa. Minutos depois, Arana soltou a bomba de fora da área; a bola saiu a esquerda do gol.

Aos 9′, outra ótima chance de abrir o placar. Nacho lançou Vargas, mas o chileno chutou em cima do goleiro. 1′ depois, Hulk lançou a bola de fora da área

O gol do Galo, que estava amadurecendo na segunda etapa, não demorou a sair. Aos 12′, Zaracho cruzou, Hulk ajeitou de cabeça e Nacho Fernandez, fazendo valer a lei do ex no Monumental, abriu o placar.

O Galo ainda teve duas boas chances de ampliar o placar. A primeira, aos 21′, após Allan ver o goleiro adiantado e tentar por cobertura do meio do campo; a bola acertou a trave. Logo depois, aos 32′, Hulk soltou a bomba em cobrança de falta; o arqueiro mandou para escanteio.

Já ao fim do jogo, aos 37′, o Galo perdeu o autor do gol expulso de jogo. Após entrada no jogador argentino, o árbitro foi ao VAR e deu o cartão vermelho para o meia atleticano.

Com um a menos, os donos da casa voltaram a pressionar em busca do empate. Na falta em seguida a expulsão de Nacho, Everson saltou ao pé da trave e fez uma grande defesa. Mas em síntese, o alvinegro segurou a pressão até o fim dos 90′ e garantiu um triunfo importantíssimo pela vaga na semifinal da competição continental.

O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (18), no Mineirão, às 21h30. O Galo decide a vaga em casa devido a melhor campanha na fase de grupos da competição.

AGENDA

Entretanto, antes disso, o Atlético tem um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O Galo enfrenta o Palmeiras no próximo sábado (14), às 19h, no Mineirão. O duelo, válido pela 16ª rodada do campeonato nacional, marca o retorno da torcida atleticana aos jogos do alvinegro.