Campanha do Atlético na atual fase de grupos da Libertadores supera 2013
Após garantir a vaga nas oitavas da Libertadores e a liderança do Grupo H, diante do América de Cali-COL e Cerro Porteño-PAR, respectivamente, nas últimas rodadas da competição continental, o Atlético ainda sustentava mais um grande objetivo ao fim da fase classificatória: a liderança geral da Copa.

Dessa maneira, o alvinegro entrou em campo, na noite desta quarta-feira (25), no Mineirão, diante do Deportivo La Guaira-VEN, em partida válida pela última rodada da fase de grupos, buscando a vitória e a vantagem de decidir em casa toda as fases de mata-mata, até a semifinal, que a primeira colocação geral dá ao clube contemplado.
E quando a bola rolou, o que se viu no Mineirão, foi um jogo desenhado por ataque versus defesa dentro das quatro linhas. O Atlético dominou amplamente a posse de bola e as ações do duelo desde os minutos iniciais e, após encontrar os espaços no sistema defensivo adversário, aplicou uma goleada de 4 a 0 sobre o time venezuelano, que por sua vez, se despediu da competição sul-americana.

FEITO HISTÓRICO!
Com o triunfo diante do La Guaira, o Galo chegou a quinta vitória em seis jogos nessa atual edição da fase de grupos da Libertadores e garantiu o seu melhor rendimento nessa fase em sua história. Em síntese, foram 16 pontos conquistados em 18 disputados, 15 gols marcados, contra apenas três sofridos, e um aproveitamento de 88,89%.
Dessa maneira, a campanha de 2021 desbancou o aproveitamento de 2013, ano em que o alvinegro se consagrou campeão da América. Naquele ano, na fase classificatória, o Galo somou 15 pontos em 18 e alcançou um total de 83,33% de rendimento.
Confira as campanhas do alvinegro na fase de grupos da Libertadores em sua história: