| |

Duelo entre Atlético e Flamengo tem histórico equilibrado e disputas inesquecíveis no Brasileirão; relembre

Atlético e Flamengo entrarão em campo e protagonizarão mais um capítulo para história do duelo na noite desta quarta-feira (07), pela 10ª rodada do Brasileirão. Considerado um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, histórico entre mineiros e cariocas no campeonato nacional é equilibrado e recheado de encontros memoráveis.

Foto: Almir Veiga

RETROSPECTO

Ao todo, Atlético e Flamengo já protagonizaram 66 jogos pelo Campeonato Brasileiro, sendo 26 vitórias alvinegras, 25 rubro-negras, além de outros 15 empates. O retrospecto recente entre os dois times também é equilibrado. Nos 10 últimos jogos, são 4 vitórias para cada lado e outros 2 empates.

O melhor ataque, por sua vez, é do clube mineiro, que soma 96 gols marcados contra 82 sofridos.

A maior goleada do duelo também é do alvinegro. Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão de 2004, o Atlético aplicou uma goleada sobre o rubro-negro por 6 a 1, no Ipatingão, em Ipatinga.

Foto: Reprodução/Twitter

RIVALIDADE HISTÓRICA

A histórica rivalidade entre alvinegros e rubro-negros surgiu ainda na década de 80, época que ambos os times serviam de base para a Seleção Brasileira. E se o jogo, atualmente, é aguardado pelo ótimo plantel de craques que ambos os times possuem, há 40 anos atrás também não era diferente. O duelo entre o Atlético de Reinaldo e o Flamengo de Zico, na decisão do Campeonato Brasileiro de 1980 arrastou multidões e ainda é considerada uma das maiores de todos os tempos.

O primeiro jogo, no Mineirão, contou com a participação de 100 mil torcedores que presenciaram a vitória atleticana por 1 a 0 com gol de Reinaldo. A volta, entretanto, no Maracanã, contou com uma massa de 154 mil torcedores e foi recheada de gols. O Urubu superou o alvinegro por 3 a 2 com gols de Nunes (2) e Zico (1) e conquistou o seu primeiro título nacional.

Foto: Reprodução

Entretanto, o troco alvinegro veio seis anos depois, no Brasileirão de 1986. Na ocasião, Galo e Urubu se encontraram nas oitavas de final da competição nacional e o clube mineiro eliminou os rubro-negros com Nunes – carrasco carioca em 1980 – vestindo a camisa do Atlético. O jogo de ida, no Maracanã se encerrou em 1 a 1, com gols de Gilmar Pipoca pelo Flamengo e Batista pelo Galo. A volta, por sua vez, com um Mineirão lotado com mais de 107 mil torcedores, foi marcada pelo triunfo alvinegro por 1 a 0, com gol de pênalti, de Nelinho.

Foto: Reprodução/Twitter

E além dessas marcantes (e polêmicos) partidas entre Atlético e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, ambos os times ainda se enfrentaram em duelos pela histórica Libertadores de 81, Copa União de 87 e a mais recente delas, a Copa do Brasil de 2014.

E por mais que, diferente dos embates citados a cima, o encontro de logo mais, no Mineirão, não seja decisão de campeonato ou uma eventual disputa pela liderança do Brasileirão, é incontestável que jogos entre Galo e Urubu sempre são eventos marcados historicamente por emoção, rivalidade e bom futebol.